Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
Authors: Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
Abstract: Resumo: O Esporte está presente em diversos cenários, clubes, escolas, organizações sem fins lucrativos, projetos esportivos, entre outros. Entendido como um fenômeno a ser estudado, o foco desse estudo será o esporte no cenário da educação de tempo integral. O estudo conta com uma pesquisa que visa a levantar evidências do planejamento esportivo do professor e do significado desse processo para a formação dos alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) no município de Taubaté. Para tal, estudaremos o Programa Esportivo Cidadania e Esporte em Tempo Integral (CETI) que está inserido nas escolas da rede municipal e possui um currículo esportivo organizado e sistematizado para a implementação da proposta nas ETIs do município de Taubaté. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e o processo metodológico constitui-se por duas etapas: (a) entrevista semiestruturada com nove professores; (b) Entrevista semiestruturada por meio da Técnica Grupo Focal, com 138 alunos. A pesquisa foi realizada em 9 unidades escolares e respectivamente 9 professores que atuam há mais de três anos no Programa CETI. Com os alunos a entrevista semiestruturada foi realizada pelo pesquisador responsável por meio da técnica do grupo focal com 2 (dois) grupos por escola, sendo um com idade correspondente ao Fundamental I (9 a 11 anos) e o outro com idade correspondente ao Fundamental II (12 a 15 anos). Utilizou-se o software IRAMUTEQ para tratamento dos dados e foram realizadas as análises de Similitude e conteúdo. Mediante a análise, os resultados apontam que o Programa CETI possui uma proposta organizada nos diferentes processos de ensino, vivência e aprendizagem de modalidades esportivas e constatamos que os discursos possuem um peso mais convergente do que divergente. Encontramos convergência no que tange aos aspectos técnico-táticos (modalidades esportivas diversas, regras, fundamentos, aspectos físicos, habilidades, capacidades) e socioeducativos (cooperação, lazer, trabalho em equipe, respeito, amizade, família), percebemos diversas semelhanças nas significações de alunos, professores e proposta norteadora. Contudo, a divergência evidenciada, está na falta de alinhamento com as Propostas da ETI e do CETI no que se refere à ausência do referencial histórico-cultural junto aos alunos. Almejamos que esse processo seja parte integrante do planejamento do professor e pautada nos Referenciais da Pedagogia do Esporte, visando à formação plena do aluno.
Abstract: The Sport is present in several scenarios, clubs, schools, non-profit organizations, sports projects, among others. Understood as a phenomenon to be studied, the focus of this study will be the sport in the scenario of full-time education. The study has a research that aims to gather evidence of the teacher's sports planning and the meaning of this process for the training of students of the Integrated School of Time (TSE) in the municipality of Taubaté. To this end, we will study the CETI (Integrated Citizenship and Sport Sport) Program, which is part of the schools of the municipal network and has an organized and systematized sports curriculum for the implementation of the proposal in the TSIs of the municipality of Taubaté. The research presents a qualitative, exploratory and descriptive approach and the methodological process consists of two stages: (a) semi-structured interview with nine teachers; (b) Semi-structured interview through Focal Group Technique, with 138 students. The research was carried out in 9 school units and 9 teachers who have been working for more than three years in the CETI Program. With the students, the semistructured interview was carried out by the researcher responsible for the technique of the focal group with 2 (two) groups per school, one with corresponding age to Fundamental I (9 to 11 years) and the other with age corresponding to Fundamental II (12 to 15 years). The IRAMUTEQ software was used to treat the data and Similitude and content analyzes were performed. Through the analysis, the results show that the CETI Program has a proposal organized in the different teaching processes, experience and learning of sports modalities and we find that the discourses have a more convergent than divergent weight. We find convergence regarding the technical-tactical aspects (diverse sports modalities, rules, fundamentals, physical aspects, abilities, capacities) and socio-educational (cooperation, leisure, team work, respect, friendship, family), we perceive several similarities in the meanings of students, teachers and guiding proposal. However, the divergence evidenced lies in the lack of alignment with the ETI and CETI Proposals regarding the absence of the historical-cultural reference to the students. We hope that this process is an integral part of teacher planning and is based on the Pedagogical Framework of Sports, aiming at the full training of the student.
Keywords: Esportes escolares
Educação integral
Esportes
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sheila Cristina Ribeiro.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.