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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estratégias de enfrentamento do estresse docente em escolas municipais
Authors: Silva, Gabriela Antonia Corrêa da, 1977-
Abstract: Resumo: O trabalho do docente é uma atividade com considerável influência para transformar e trazer sentido à existência desse profissional e com repercussões em diversos aspectos do desenvolvimento humano. As mudanças na natureza das atividades que o docente realiza em seu contexto profissional têm se configurado desafiadoras para a formação de novos professores e para os que atuam no sistema de ensino formal, com repercussões nas condições de vida desses profissionais como, por exemplo, no âmbito da saúde. Esta pesquisa se ocupou em investigar o fenômeno do estresse e as estratégias de enfrentamento do estresse em docentes de escolas municipais de um município da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, com enfoque quantitativo. Para viabilizar a pesquisa, aplicou-se a Escala Toulousaine de Estresse (ETS) para avaliar o nível de estresse e a Escala Toulousaine de Coping (ETC) para identificar as estratégias de enfrentamento (Coping) dos sujeitos. A tabulação e o tratamento estatístico dos dados foram realizados a partir do software SPHINX. A população total foi de 1952 docentes, formada por profissionais da Educação Infantil (PEI), Professores de Educação Básica para os anos iniciais do Ensino Fundamental (PI) e Professores de Educação Básica para os anos finais do Ensino Fundamental (PIII). Utilizou-se uma amostragem por acessibilidade que alcançou 28% (555 docentes), dos quais 495 são do sexo feminino e 58 do masculino (2 não deram respostas); 90,6% com mais de 30 anos de idade; 46,3% deles (257 docentes) exercem a profissão entre 10 e 20 anos, 23,4% (130 docentes) entre 20 e 30 anos e 4,9% (27 docentes) trabalham há mais de 30 anos. Quanto ao estado civil, constata-se que 65% estão casados e que 66,9% têm entre 1 e 3 filhos. No que diz respeito ao grau de estresse, 20,3% da amostra apresentam sintomas de estresse físico, 25,3% algum sintoma das manifestações psicológicas de estresse, 13,0% distúrbios psicofisiológicos variados, 13,8% manifestações de estresse de temporalidade e um índice de estresse global de 72,5%. Quanto às estratégias de enfrentamento da amostra pesquisada, 59,0% procuram manter o controle da situação, 36,1% buscam auxílio e conselhos de terceiros (apoio social), 31,4% apresentam estratégia negativa de isolamento e 41,9% estratégia negativa de recusa, na qual os sujeitos tendem a adotar atitude de indiferença diante das dificuldades ou ignoram as situações. A variável filhos indicou correspondência com os docentes que apresentaram estratégias de Recusa (98,1%) e Isolamento (96,3%) e percentuais maiores nos docentes que não têm filhos. A maioria dos docentes que praticam alguma atividade física tem conseguido diminuir a ansiedade e, consequentemente, os níveis de estresse. Constatou-se também, quanto ao tempo de profissão, que os docentes que se encontram na faixa de 10 a 20 anos são os que apresentam maiores índices de estresse, mas também são os que apresentam melhores estratégias de enfrentamento. Conclui-se que há uma necessidade de aprofundamento do tema, com o intuito de oferecer aos docentes a oportunidade de avaliar quais fatores mais prejudicam sua atividade profissional no sentido de desenvolver técnicas para enfrentamento das situações adversas, bem como de ampliar a informação para melhoria da gestão educacional pública.
Abstract: The work of the teacher is an activity with considerable influence to transform and bring meaning to the existence of this professional, with repercussions in several aspects of human development. The changes in the nature of the activities carried out by teachers in their professional context have been challenging for the training of new teachers and for those who work in the formal education system, with repercussions on the living conditions of these professionals, such as in the Health. This research was carried out to investigate the stress phenomenon and strategies of coping with stress in teachers of municipal schools of a municipality in the metropolitan region of the Paraíba Paulista Valley. This is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach. The Toulousaine Stress Scale (ETS) was used to assess the level of stress, and the Toulousaine Coping Scale (ETC) was used to identify coping strategies. Tabulation and statistical treatment of the data were performed using SPHINX software. The total population is 1952 teachers, including those from Early Childhood Education (PEI), Basic Education Teachers for the initial years of Basic Education (PI) and Basic Education Teachers for the final years of Primary Education (PIII). Accessibility sampling was used, reaching 28% (555 teachers), of which 495 are female and 58 are male (2 not answered); 90.6% with more than 30 years of age; 46.3% of them (257 teachers) work in the 10 to 20 age group, 23.4% (130 teachers) between 20 and 30 years and 4.9% (27 teachers) work for more than 30 years. Regarding the marital status, it is found that 65% are married and 66.9% have between 1 and 3 children. Regarding the degree of stress, 20,3% of the sample presented symptoms of physical stress, 25,3% some symptom of the psychological manifestations of stress, 13,0% varied psychophysiological disorders, 13,8% manifestations of temporality stress , And an overall stress index of 72.5%. Regarding the coping strategies of the sample surveyed, 59,0% sought to maintain control of the situation; 36,1% seek help and advice from third parties (social support); 31.4% presented a negative isolation strategy and 41.9% a negative refusal strategy, in which the subjects tended to adopt an indifferent attitude towards difficulties or ignored situations. The children variable indicated a correlation with teachers who presented strategies of Refusal (98.1%) and Isolation (96.3%) and higher percentage of teachers who did not have children. Most people who do some physical activity have been able to reduce anxiety and, consequently, stress levels. It was also found that teachers in the 10 to 20 age bracket are those with the highest stress levels, but also those with the best coping strategies. It is concluded that there is a need to deepen the theme in order to offer teachers the opportunity to assess which factors are most detrimental to their professional activity in order to develop techniques for coping with adverse situations as well as to improve information for the improvement of public educational management.
Keywords: Trabalho docente
Stress (Psicologia)
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5554
Issue Date: 2017
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