Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5556
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fazenda de café do Vale Histórico : perspectiva de práticas educativas de história e cultura afrobrasileiras em espaços não formais de educação
Authors: Philippini, Ruth Aparecida Sales, 1971-
Abstract: Resumo: As fazendas cafeeiras do Vale Histórico, localizadas no vale do Paraíba Paulista, no Estado de São Paulo ainda hoje, guardam expressiva memória histórica e cultural do país. Elas são espaços marcantes de um passado vivo de relações sociais entre brancos e negros, grupos que integram a formação do povo brasileiro e contribuem para a afirmação de uma parcela da identidade nacional. O processo educativo históricocultural é sempre repleto de sentido e deve ser capaz de propiciar a compreensão de um passado-presente local-regional, inserido até mesmo num contexto nacional, quando são transgredidos os ambientes educativos formais e alcançados outros espaços de educação não formais. Com este trabalho, numa perspectiva transgressora de práticas educativas, que considera lugares de memória histórica e cultural, buscou-se pesquisar as fazendas cafeeiras do Vale Histórico, enquanto espaços não formais com potencial para conscientização e desenvolvimento de uma educação transformadora. A pesquisa foi exploratória, de natureza qualitativa, baseada na matriz epistêmica fenomenológica. Não se trata de perceber esses espaços apenas como lugares de visitação turístico-recreativa, mas como ambientes ricos em culturas de um período específico da história do país, que possibilitam uma melhor compreensão da identidade e da cultura brasileira. Assim, na paisagem da histórica cidade de Bananal-SP, recortada em suas antigas fazendas cafeeiras, marcadas pela presença da arquitetura da casa grande e da senzala, hoje símbolos visíveis da separação entre senhores e escravos, que se pretendeu investigar a dinâmica das relações do sistema escravista cafeeiro, entendendo-o como uma estrutura essencial para se compreender as complexas relações humanas e sociais da sociedade brasileira contemporânea. A metodologia utilizada para a coleta de dados consistiu em entrevista, questionário e observação sistemática.
Abstract: The coffee farms of the Historical Valley, located in the Vale do Paraíba Paulista, in the State of São Paulo, still retain a significant historical and cultural memory of the country. They are important spaces of a living past of social relations between whites and blacks, groups that integrate the formation of the Brazilian people and contribute to the affirmation of part of the national identity. The historical-cultural educational process is always full of meaning and must be able to foster the understanding of a local-regional past-present, inserted even in a national context, when formal educational environments are transgressed and other non-formal educational spaces are reached . With this work, in a transgressive perspective of educational practices, which considers places of historical and cultural memory, we searched the coffee farms of the Historical Valley as non-formal spaces with potential for awareness and development of a transformative education. The research was exploratory, of a qualitative nature, based on the phenomenological epistemic matrix. It is not a matter of perceiving these spaces only as places of tourist-recreational visitation, but as rich environments in cultures of a specific period of the history of the country, that allow a better understanding of the Brazilian identity and culture. Thus, in the landscape of the historic town of Bananal- SP, cut off from their old coffee farms, marked by the presence of the architecture of the great house and the slave quarters, now visible symbols of the separation between masters and slaves, which was intended to investigate the dynamics of the relations of the coffee slavery system, understanding it as a an essential structure for understanding the complex human and social relations of contemporary Brazilian society. The methodology used for the data collection consisted of interview, questionnaire and systematic observation.
Keywords: Desenvolvimento humano
Fazendas de café
Educação
Espaço escolar
Prática de ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5556
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ruth Aparecida Sales Philippini.pdf25.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.