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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações sociais da educação ambiental para professores no ensino fundamental II
Authors: Monteiro, Iraelza de Fátima Coelho
Abstract: Resumo: Este estudo refere-se à realização de uma pesquisa voltada à análise das Representações Sociais - RS de um grupo de professores acerca da Educação Ambiental - EA. A pesquisa foi realizada em um município do Vale do Paraíba paulista e desenvolvida em cinco escolas municipais composta por uma amostra de quarenta e um (41) professores atuantes no Ensino Fundamental II, no âmbito de todas as disciplinas que compõem o currículo comum. Tendo como objetivo apreender e analisar as RS relativas à EA dos docentes, organizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, aplicada e exploratória. A coleta de dados desenrolou-se ao longo de quatro (4) fases: análise documental referente às ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Sala Verde; questionários sociodemográficos / reflexivos semiestruturados, aplicados a vinte e cinco (25) professores; entrevistas com outros dezesseis (16) professores, conduzidas e gravadas pela pesquisadora; aplicação de técnica de desenhos, impulsionada por discussões a partir do contorno do mapa do município e um roteiro norteador sobre a EA. Esta fase de elaboração e socialização dos desenhos e dos significados a eles subjacentes envolveu vinte e cinco (25) docentes, distribuídos entre os que optaram tanto pela entrevista quanto pelo questionário, haja vista que a participação nesta fase dos desenhos também ocorrera de maneira voluntária. Para a caracterização sociodemográfica dos sujeitos da pesquisa, foi elaborado um perfil a partir das informações obtidas no questionário semiestruturado e na entrevista. Os materiais coletados foram sistematizados e analisados pelo programa ALCESTE e compreendidos à luz do arcabouço teórico referente à análise de conteúdo e à Teoria das Representações Sociais. Para dar maior fidedignidade ao tratamento dos dados utilizou-se a estratégia da triangulação. A partir dos resultados obtidos ao longo da pesquisa, pôde-se observar que as RS dos professores a respeito da EA no Ensino Fundamental II se organizam, inicialmente, a partir de reflexões mais gerais que aliam a teoria e a prática escolar em um contexto de responsabilidades compartilhadas entre escola, família, sociedade e as características ambientais contemporâneas que primam pelo desenvolvimento humano. Além disso, os dados produzidos apontam para a prática cotidiana na sala de aula como um dos elementos estruturantes das RS dos professores da pesquisa.
Abstract: This study refers to a survey which analyzed the Social Representations of a group of teachers on Environmental Education. The survey was carried out in a town in the Paulista Paraiba Valley and it was developed in five municipal schools, through which a sample of forty one (41) teachers of the Elementary school, comprising all the subjects which form the common curriculum. An exploratory, applied, descriptive and qualitative survey was developed, focusing on apprehending and analyzing the SR related to the staff's Environment Education practices. Data collection took place within four phases: documentary analysis regarding the actions developed within the scope of the Green Room Project; Sociodemographic/reflexive and semi-structured questionnaires applied two twenty five (25) teachers; interviews with sixteen (16) teachers, conducted and recorded by the researcher; and the technique of drawings which has also has been used, stimulated by discussions through the outline of the map of the town apart from a guiding itinerary on EE. The phase of the elaborations and socialization of the drawings and their subjacent meanings involved twenty five (25) teachers, distributed among the ones who chose both the interview and the quiz, as well as their participation in the phase of the drawings, which happened in a voluntary way. In order to produce a sociodemographic characterization, a profile based on information obtained from the semi-structured questionnaires and interviews was elaborated. The materials collected were systematized and analyzed by the ALCESTE program and understood through the theoretical framework referring to the analysis of content and the Theory of Social Representations. In order to make data more reliable, the triangulation strategy has been used. Once results were obtained, teachers' SR concerning EE practice in the Ensino Fundamental II are organized, initially, from the more general thinking allied to the school theory and practice in a context of shared responsibilities between school, family, society and the contemporaneous environmental characteristics which pursue human development. Besides, the data produced point at the daily practice in the classroom as one of the main elements which structure teachers' SR in this study.
Keywords: Desenvolvimento humano
Educação ambiental
Ensino fundamental
Representações sociais
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5568
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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