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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O serviço público e os novos modelos de gestão do trabalho : um estudo de caso
Authors: Calil, Alessandra Aparecida Soares, 1972-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa foi motivada pelas observações e experiências vivenciadas no âmbito do serviço público, as quais revelaram mudanças no modelo administrativo. Tal quadro de transição acarretou novas formas de gestão do trabalho, fortemente influenciadas pelas ideias neoliberais e pelos impactos das novas tecnologias e da globalização. Objetivou-se investigar como os servidores públicos de uma instituição de ensino superior percebem as mudanças no modelo de gestão. Para isso, buscou-se identificar as práticas características desse paradigma, os reflexos nos salários e benefícios, e como esse cenário de transição afeta a subjetividade dos servidores públicos. Utilizou-se abordagem qualitativa, por ser mais afeita às ciências sociais, sob a forma de estudo de caso. Foi adotada a metodologia da História Oral, por permitir visão ampla do contexto dos sujeitos pesquisados. Realizaram-se entrevistas com 6 participantes, servidores de uma instituição de ensino superior, das áreas administrativa e de obras. O instrumento utilizado foi a entrevista guiada por um roteiro. A análise dos dados foi feita por meio da triangulação de métodos. Os resultados apontaram um quadro de mudança no modelo de gestão do trabalho marcado pela precarização, com redução de salários e benefícios, intensificação do trabalho e uso cada vez mais frequente das terceirizações no serviço público, com impactos na subjetividade do trabalhador da instituição pesquisada.
Abstract: The research was motivated by observations and experiences in the scope of the public service, which revealed changes in the administrative model. Such a transition framework has led to new forms of work management, strongly influenced by neoliberal ideas, the impacts of new technologies and globalization. In this sense, the research aimed to investigate how the public servants of a higher education institution perceive the changes in the management model. In order to do so, we sought to identify the practices that are characteristic of this paradigm, the repercussions on salaries and benefits and how this transition scenario affects the subjectivity of public servants. The research used the qualitative approach, because it was more sensitive to the social sciences, in the form of a case study. The Oral History methodology was adopted, since it allowed a broad view of the context of the subjects studied, for which interviews were conducted with 6 (six) participants, employees of a higher education institution covering the administrative and construction areas. The instrument used was the interview guided by a script. Data analysis was done through triangulation of methods. The results pointed to a change in the work management model, characterized by precariousness, reduction of wages and benefits, intensification of work and the increasing use of outsourcing in the public service, with impacts on the subjectivity of the institution's worker searched.
Keywords: Desenvolvimento humano
Serviço público
Gestão do trabalho
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5576
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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