Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5578
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sim, eu sou professora : formação continuada na visão do docente da educação infantil
Authors: Beraldo Santos Silva, Daniela Cristina, 1975-
Abstract: Resumo:Esta pesquisa teve como objetivo identificar a visão das professoras da Educação Infantil no que tange a sua participação na formação continuada, realizada na rede municipal de ensino, em um município do Vale do Paraíba Paulista e se esta contribuiu ou não com a sua trajetória profissional. A decisão pelo estudo nesta área justificouse pelo interesse em tornar pública a formação continuada para o docente que atua na Educação Infantil, sob o olhar e na voz do próprio professor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, na qual o alcance dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com as participantes e relatos de sua vida profissional, apoiados em narrativas autobiográficas, descritas por elas em diários reflexivos. Nessa trajetória deu-se maior destaque para situações de formação continuada vivenciadas por sete professoras, participantes desta pesquisa, sempre atuantes nas salas de aula de Educação Infantil da referida rede de ensino municipal, em diferentes regiões do município. Os dados obtidos foram estudados a partir da metodologia de análise de conteúdo e interpretados a partir das contribuições teóricas de autores como Oliveira (2017), Libâneo (2015), Angotti (2014), Freire (2014), Josso (2010), Nóvoa (2007), Gadotti (2003), Pimenta (2002), entre outros. A partir desta pesquisa, foi possível constatar que o programa de formação continuada oferecido pela referida rede de ensino municipal contribuiu com a profissão das docentes da Educação Infantil, a partir de momentos oportunos para estudo, trocas de experiências, reflexão sobre a prática, que embasaram as ações realizadas pelas participantes, em suas escolas, mas devem ser ampliados no sentido de promover o encontro dos docentes com os pares de outras unidades escolares, especialistas e pesquisadores da educação, conferindo voz às docentes, para que participem com autoria e autonomia do delineamento da formação a partir das reais necessidades que emergem do seu trabalho. Além disso, verifica-se que o processo de formação continuada vivenciado pelas participantes, se apresenta como fator potente para o desenvolvimento humano, pois contribui com a formação do indivíduo, a partir das múltiplas relações que se estabelecem.
Abstract: This research had as objective to identify the vision of the teachers of the Infantile Education in what concerns its participation in the continuous formation, realized in the municipal network of education, in a municipality of the Valley of Paraíba Paulista and if this one contributed or not with its professional trajectory. The decision for the study in this area was justified by the interest in making public the importance of continuing education for the teacher who works in Early Childhood Education, under the eyes and voice of the teacher himself. For that, a descriptive research was carried out, with a qualitative approach, in which the data were reached through semi-structured interviews, carried out individually with the participants and reports of their professional life, supported by autobiographical narratives described by them in reflexive journals. In this trajectory, there was a greater emphasis on situations of continuous formation experienced by seven teachers, subjects of this research, always acting in the classrooms of Infantile Education of said network of municipal education, in different regions of the municipality. The data obtained were studied from the methodology of content analysis and interpreted from the theoretical contributions of authors such as Oliveira (2017), Libâneo (2015), Angotti (2014), Freire (2014), Josso (2010), Nóvoa 2007), Gadotti (2003), Pimenta (2002), among others. Based on this research, it was possible to verify that the continuing education program offered by the mentioned municipal education network contributed to the profession of the teachers of Early Childhood Education, from opportune moments for study, exchanges of experiences, reflection on the practice, the actions carried out by the participants in their schools, but should be extended in order to promote the meeting of the teachers with the peers of other school units, specialists and researchers of education, giving voice to the teachers, so that they participate with authorship and autonomy of the design of the training based from the real needs that emerge from their work. In addition, it can be seen that the process of continuous training experienced by the participants is a powerful factor for human development, since it contributes to the formation of the individual, based on the multiple relationships that are established.
Keywords: Desenvolvimento humano
Educação infantil
Professores - Formação
Qualificações profissionais
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5578
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva.pdf10.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.