Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5580
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A trajetória docente na Engenharia Biomédica, incidentes críticos e motivações na escolha profissional |
Authors: | Grilo, Alessandra de Cássia, 1980- |
Abstract: | Resumo: O propósito desse estudo foi conhecer as trajetórias profissionais de docentes que lecionavam na área da Engenharia Biomédica - EB, curso da área da Engenharia, com aplicações voltadas à Saúde, entre as carreiras atualmente em expansão e de caráter interdisciplinar. Como objetivo específicos, esperou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e de formação acadêmica desses sujeitos, conhecer os fatores motivadores para a escolha e os incidentes críticos que os conduziram para a atuação profissional. Participaram 11 (onze) docentes do ensino superior com formações e tempo de carreiras diversificadas pertencentes ao grupo que atuava no curso de graduação de EB de uma universidade da região do vale do Paraíba paulista. Trata-se de um estudo qualitativo que empregou o método biográficonarrativo, em que se utilizou como instrumentos o quadro de formação acadêmica para a composição do perfil sociodemográfico e entrevista biográfico-narrativa constituída de questão desencadeadora para o relato da trajetória profissional, auxiliada por roteiro norteador quando necessário. Os dados foram organizados em sínteses esquemáticas denominados biogramas, pelos quais buscou-se identificar acontecimentos marcantes nos percursos profissionais docentes utilizando-se da Técnica dos Incidentes Críticos - TIC. Como resultados encontrou-se que o grupo é majoritariamente masculino, com faixa etária média de 43 anos e média de 9,3 anos de carreira, possui formação diversificada concentrada nas Engenharias e stricto sensu em EB. Nas narrativas, verificou-se que os fatores motivadores da escolha profissional estiveram relacionados aos elementos pessoais e sociais/econômicos, e os incidentes críticos associados à presença de pessoas chave, ao doutorado e a atuação na docência. Os resultados apresentados mostraram que em decorrência do recente campo de atuação, a EB não foi a primeira escolha de carreira do grupo, mas mostrou-se como opção no decorrer da formação profissional em razão das oportunidades e afinidades surgidas no percurso. Diante dos relatos, ficou evidenciada a necessidade de ampliação dos campos de reflexão sobre as vivências desses profissionais, sobretudo em relação à sua formação, visando promover e estimular alternativas que contribuam com a evolução e expansão dos saberes pedagógicos na área, vez que os conhecimentos derivados da EB são importantes para a melhoria dos sistemas de Saúde e qualidade de vida da população em geral. Abstract: The purpose of this study was to know the professional trajectories of teachers who taught in the area of Biomedical Engineering - EB, a course of Engineering area, currently expanding and of an interdisciplinary nature. The study aim was to characterize the sociodemographic and academic profile of teachers who taught in the area, to know the motivating factors for professional choice and the critical incidents that led them to practice teaching. Eleven (11) higher education professors with different backgrounds, careers time, who belonged to the group of professors who taught in the EB undergraduate course of a university in the Paraíba Valley region of São Paulo participated. It is a qualitative, that used the biographicalnarrative method. All data were collected through, from the autobiographical narrative in depth. Some instruments were used for data collection, such as: the academic framework for the composition of sociodemographic profile and training, and interview which constituted a triggering question for the narrative of the guided trajectory by script. The collected data were organized in biograms to identify important events in the teaching trajectories and the Critical Incidents Techniques - TIC was used, in order to know the motivating factors of the professional choice and the critical incidents that led them to the acting and exercise in this field. As a result, it was identified that the group is mostly male, with an average age of 43 years and an average of 9.3 years of career, and with a diversified training concentrated in Engineering and stricto sensu formation in EB. The critical incidents identified were related to events associated with the presence of key people, the doctorate and the teaching performance. The results presented showed that due to the recent field of activity, EB was not the first choice of the group, but it was shown as an option for acting during the professional training, because of opportunities and affinities that emerged during the course. Considering the reports, it was clear the need to expand the fields of reflection on the experiences of these professionals, especially in relation to their formation, aiming to promote practices and formative actions that contribute to the construction and evolution of the teaching profile and expansion of the EB area. |
Keywords: | Engenharia Biomédica Professores - Formação Escolha profissional Desenvolvimento humano |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5580 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Alessandra de Cassia Grilo.pdf | 917.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.