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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Música e escola : estudo de caso de uma prática em uma escola de ensino fundamental no Vale do Paraíba
Authors: Rosa, Susana Verena Macario
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa propõe-se analisar um caso de prática de Educação Musical: o Programa de Musicalização implantado na Rede Municipal de Ensino do Fundamental I numa determinada escola da Região do vale do Paraíba, visando refletir sobre como o ensino musical vem se adequando à Lei 11.769/08, alterado o artigo 26 em maio de 2016 pela Lei 13.278. A pesquisa aqui proposta se caracteriza como básica, qualitativa e exploratória, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com dois monitores de Educação Musical (concursados como auxiliar e o outro técnico em música); um Supervisor e o Maestro responsável pelo Projeto de Musicalização na escola, objeto desse estudo, totalizando 4 entrevistas. Realizou-se também a observação sistemática das oficinas com os monitores e análise documental do Programa de Musicalização. A análise dos dados deu-se por meio da triangulação: entrevista - observação sistemática - legislação, procurando compreender como a Educação Musical vem sendo trabalhada na escola de período integral. A formação dos monitores e auxiliares do Programa de Musicalização, aspecto que justifica a prática, sinaliza a forma coletiva e colaborativa com que os profissionais da música constroem suas oficinas com a Musicalização; não apresentam uma metodologia fechada, praticam e constroem seus próprios métodos de ensino embasados nos tradicionais e novos métodos de ensino de música.
Abstract: In this research we propose to analyze a case of Musical Education practice: the Musicalization Program implemented in the Municipal Network of Primary Education I in a certain school in the Paraíba Valley Region, aiming at reflecting on how music teaching has been conforming to Law 11.769 08, amended article 26 in May 2016 by Law 13.278. The research proposed here is characterized as basic, qualitative and exploratory, a case study. Data collection was carried out through interviews with two musical education monitors, (an assistant and the other music technician); a Supervisor and the Maestro responsible for the Musicalization Project at the school, object of this study, totaling 4 interviews. Systematic observation of the workshops with the monitors and documentary analysis of the Musicalization Program was also carried out. The analysis of the data was made through triangulation: interview - systematic observation - legislation, trying to understand how Music Education has been worked in full-time school. The formation of the monitors and auxiliaries of the Music Program, an aspect that justifies the practice, they indicate the collective and collaborative way in which music professionals build their workshops with Musicalization; they do not present a closed methodology, actually they practice and build their own teaching methods based on traditional and new methods of teaching music.
Keywords: Professores - Formação
Prática de ensino
Coordenador pedagógico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5607
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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