Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
Authors: Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o que pensam os alunos sobre a sua formação, no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba. Para isso foi realizado uma coleta de dados com 86 alunos, através de dois instrumentos: um questionário com 17 questões (abertas, fechadas e justificadas) e uma entrevista semiestruturada, com 15 questões. Dos 86 alunos participantes, 12 alunos responderam à uma entrevista, estes alunos foram selecionados por terem uma maior participação em sala de aula. Os resultados foram analisados pelo método de núcleos de significação, de Aguiar e Ozella. Os núcleos de significação se apresentam como um método que pode colaborar para um expressivo avanço sobre o processo de constituição de sentidos e significados. É a partir dos núcleos de significação que compreendemos os significados atribuídos ao nosso objeto de pesquisa. O estudo realizado forneceu dados importantes sobre a constituição dos sentidos e significados dos alunos quanto a sua formação, o que poderá contribuir e nortear várias ações pedagógicas na instituição pesquisada.
Abstract: This work aims to analize that students think about their training, in the Technical Course Integrated to Secondary Educations, a Technical School in the Valley of Paraíba. For this, a data collection with eighty-six (86) students was carried out though two instruments: a questionnaire with seventeen (17) questions ( open, closed and justified) and a semi-structured interview, with fifteen (15) questions. Of the eighty-six (86) students participating, twelve (12) students responded to an interview, these students were selected because they had a greater participation in the classroom. The results were analyzed by Aguiar and Ozella's method of signification nuclei. The nuclei of signification present themselves as a method that can collaborate for an expressive advance on the process of constitution of senses and meanings. It is the part of the nuclei of meaning that we understand the meanings attributed to our research object. The study provided important data about the constitution of the senses and meanings of the students regarding their formation, wich may contribute and guide several pedagogical actions in the institution researched.
Keywords: Ensino profissional
Ensino médio
Currículo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valeria Fernandes da Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.