Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5643
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um estudo sobre a iniciação profissional de bolsistas egressos do PIBID
Authors: Gobbo, Rafael Marques
Abstract: Resumo: A formação dos futuros professores e as políticas públicas voltadas para a melhoria da formação docente têm sido temas de discussão em estudos acadêmicos. Um dos focos desses estudos são os questionamentos sobre a qualidade dos cursos e a falta de atratividade que a profissão de professor vem sofrendo. O PIBID, uma política pública recente, parte de um conjunto de iniciativas do governo federal, tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino dos futuros docentes, promovendo a articulação entre teoria e prática na formação inicial dos professores, com envolvimento de instituições de ensino superior e escolas públicas. O objetivo deste trabalho é analisar se essa política, desenvolvida a partir de 2010 por uma universidade do Estado de São Paulo, contribuiu para a formação e a iniciação profissional de estudantes de licenciatura, no entendimento de bolsistas que participaram do programa. A metodologia apoia-se nas abordagens qualitativas de pesquisa. Como principal instrumento para coleta de dados recorreu-se à entrevista não estruturada, por permitir maior interação entre o entrevistado e o entrevistador. Foram realizadas seis entrevistas com egressos de diferentes licenciaturas que participaram do PIBID no período 2012-2014, nessa instituição. Os resultados indicam que as vivências e experiências proporcionadas pelo programa contribuíram efetivamente para a atratividade da carreira docente e para a iniciação profissional do participante do programa, assim como permitiram a observação de outros aspectos, tais como: articulação entre teoria e prática, e compreensão da teoria como fonte de reflexão sobre a prática; desenvolvimento de postura investigativa na atuação profissional; mais segurança e maturidade para o exercício docente; construção de conhecimentos necessários para a prática; percepção da própria valorização profissional e identificação com a docência.
Abstract: The academic education of future teachers and the public policies aimed at improving teacher education are topics of discussion in academic studies, one of factors of these studies are the issues that exist about the quality of the courses and the lack of attractiveness that the teaching profession has been suffering over the decades. The PIBID is a newfound public policy, it begins with a set of initiatives of the federal government that has as objectives to improve the quality of teaching of futures teachers, causing the joint between the theory and practice in the initial education of the teachers with the involvement of universities and public schools in Brazil. The objective of this research is to analyze if this policy developed from the year 2010 by a university in the state of São Paulo contributes to the teachers education and the profissional initiation of graduation students from the perspective of scholarship holders who participated in the program. The methodology is based on qualitative research approaches. As the main tool in data collection, it was searched in the unstructured interview for presenting a greater interaction between the interviewee and the interviewer. For execution of this research, six interviews were carried out with scholarship holders in different graduate courses who participated of PIBID between the years of 2012 to 2014 in this institution. The results indicate that the involvements and experiences provided by the program PIBID have effectively contributed to the attractiveness of the teaching career and the professional initiation of the program participant, thus allows to observe other aspects, such as: articulation between theory and practice, and understanding of theory as a source of reflection on practice; development of an investigative stance in professional practice; more safety and maturity for the teaching exercise; knowledge needed for practice; perception of their own professional valorization and identification with teaching.
Keywords: Educação
Tecnologia educacional
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Google Apps
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5643
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael Marques Gobbo.pdf948.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.