Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5649
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O professor de sucesso dos cursos de engenharia e tecnologia : uma análise de suas práticas
Authors: Carvalho, Emilton Alves de, 1965-
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve por finalidade investigar em uma instituição particular de ensino de nível superior de uma cidade no interior Paulista, os saberes e as práticas dos profissionais de Engenharia e Tecnologia, considerados bons professores pela instituição e pelos alunos. Durante a pesquisa, optou-se inicialmente por desvendar os caminhos para a docência no ensino superior e evidenciar as características do Engenheiro e do Profissional de Tecnologia que pretendem atuar em parte ou em tempo integral na carreira docente. Com base na revisão bibliográfica realizada para atender ao assunto temático, foi realizado também, um estudo das publicações de pesquisadores já consolidados na área da educação, entre eles, Cunha, Masetto, Shulman, Marcelo Garcia, Pimenta e Anastasiou, Roldão, Hubermam. O método utilizado para a coleta de dados da pesquisa qualitativa foi a entrevista semiestruturada e o questionário com base no aporte teórico de Cunha. As entrevistas foram realizadas com dez professores atuantes nos cursos de Engenharia e Tecnologia, com diferentes formações, todos pertencentes a uma Instituição de Ensino Superior do interior Paulista. Para realizar a transcrição dos dados foi utilizado o software on-line speechlogger. A análise dos dados obtidos teve por referência inicial Bardin e Franco. Foram elencadas duas categorias de análise: 1) As expectativas dos alunos de Engenharia e Tecnologia: o saber docente e a utilização de estratégias assertivas; 2) A formação do professor e a preparação para a docência: o ciclo de vida profissional. Os resultados da pesquisa demonstraram que, quanto à atuação profissional desse grupo de professores, percebeu-se nitidamente a preocupação em se manterem atualizados nas questões do ensino, bem como na prática orientada às necessidades do mercado, no conteúdo disciplinar e nas estratégias de ensino em sala de aula. Os professores perceberam a complexidade do ato de ensinar nos dias de hoje e a necessidade de estimular o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para se aproximar do aluno. Houve investimento pessoal e institucional em suas carreiras docentes, através do direcionamento da formação continuada refletindo positivamente sobre o seu papel como professores e atendendo a necessidade de desenvoltura e dinamismo esperados por seus alunos para o ato de ensinar.
Abstract: The purpose of this study was to investigate the knowledge and practices of Engineering and Technology professionals in a private higher education institution of a city in the interior of São Paulo, considered by the institution and students to be good teachers. During the research, it was initially decided to unveil the paths to teaching in higher education and to highlight the characteristics of the Engineer and the Technology Professional who intend to work part or full time in the teaching career. Based on the bibliographical review carried out to attend to the thematic subject, a study of the publications of researchers already consolidated in the area of education was also carried out, among them, Cunha, Masetto, Shulman, Marcelo Garcia, Pimenta and Anastasiou, Roldão, Hubermam. The method used to collect qualitative research data was the semi-structured interview and the questionnaire based on the theoretical contribution of Cunha. The interviews were carried out with ten professors working in the Engineering and Technology courses, with different backgrounds, all belonging to a Higher Education Institution of interior Paulista. The speechlogger software was used to perform the data transcription. The analysis of the data obtained was by initial reference Bardin and Franco. Two categories of analysis were listed: 1) The expectations of Engineering and Technology students: the teaching knowledge and the use of assertive strategies; 2) Teacher training and preparation for teaching: the professional life cycle. The results of the research showed that, with regard to the professional performance of this group of teachers, the concern was clearly to keep abreast of the issues of teaching, as well as the practice oriented to the needs of the market, the disciplinary content and the teaching strategies in classroom. Teachers realized the complexity of teaching today and the need to stimulate the development of the teaching-learning process to get closer to the student. There was personal and institutional investment in their teaching careers, through the direction of continuing education, reflecting positively on their role as teachers and attending to the need for resourcefulness and dynamism expected by their students to teach.
Keywords: Professores universitários
Ensino superior
Professores de engenharia
Tecnologia
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5649
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Emilton Alves de Carvalho.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.