Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5654
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As TIC na educação : concepções docentes e discentes sobre as ferramentas digitais Google for Education
Authors: Silva, Priscila Cristiane Escobar
Abstract: Resumo: A temática em torno da educação e tecnologia ganha espaços cada vez maiores nas discussões acadêmicas, dada a presença irreversível das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na sociedade e suas influências nos modos de viver e aprender dos sujeitos, tornando inevitável e necessária sua inserção nas escolas. Frente a essa construção objetiva-se conhecer as opiniões dos corpos docente e discente acerca do uso das TIC na educação sob o viés das ferramentas digitais Google for Education e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para o cumprimento dessa tarefa, foi realizada uma pesquisa de natureza básica e qualitativa com sete professores e 175 alunos, ambos do Ensino Básico e Superior de uma Instituição de ensino particular na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo. O grupo focal e o questionário contribuíram como instrumentos para coleta de dados sendo aplicados respectivamente aos docentes e discentes no período de quatro meses. As informações levantadas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin, considerando as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (inferência e interpretação), onde ocorreram as transcrições e leitura flutuante das entrevistas, e a tabulação dos dados dos questionários, seguida definição das categorias de análise pelo agrupamento das falas, por fim, elaboração dos quadros e gráficos para facilitar a leitura dos resultados. É perceptível na consideração final a convergência de opiniões entre os professores e alunos sobre a necessidade de inserção das TIC na educação, assim como para o uso das ferramentas digitais Google for Education em sala de aula. As descrições que configuram tais conclusões são decorrentes da visão docente e discente de que as tecnologias são uma realidade da atual sociedade, não podendo as escolas estar alheia a esse novo contexto e, no que diz respeito às ferramentas digitais Google for Education, é observado que o uso dos recursos tende a promover o engajamento do alunado e viabiliza aos professores a aplicação das estratégias de aula, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The relationship between technology and education have been gaining space in academic discussions due to the irreversible presence of ICT (Information and Communication Technology) in society and its influences into life styles and people's learning, becoming inevitable its insertion in schools. The goal is to know the docent and dicent bodies' conceptions around the ICT application in education under the look of the Google for Education digital tool and its contribution to the teaching-learning process. For this task's fulfillment, a basic and qualitative research was carried out with seven teachers and 175 students, all from a private education institution's Basic and Higher Education in Guarulhos, São Paulo. The focus group and the questionnaire contributed as instruments for the data collection being applied respectively to the docent and discents in the period of four months. The information were analysed through the Content Analysis proposed by Bardan, considering the pre-analysis, material exploration and results treatment (inference and interpretation) stages, where the transcripts and floating reading of the interviews took place, and the tabulation of the data of the questionnaires, followed by the definition of the categories of analysis by the grouping of the speaking, finally, the elaboration of the tables and graphs to facilitate the reading of the results. Is noticiable in the consideration is noticed the convergence opinions between the teachers and the students about need insertion of ICT in education, as for the application of the digital Tool Google for Education inside the classes, that make the teaching-learning process easier. The descriptions that configure these conclusions are resulting of the docent and discent vision that the technologies are a reality of the current society, and the schools can not be alien to this new context. And, with respect to the digital tools for Google Education, is observed out that the use of resources tends to promote student engagement and it enables to xthe teachers to apply class strategies, thus facilitating the teaching-learning process.
Keywords: Educação
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Google Apps
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5654
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Priscila Cristiane Escobar Silva.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.