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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação de profissionais atuantes na área de educação física
Authors: Prazeres, Fernanda Rabelo, 1978-
Abstract: Resumo: Cabe às Instituições de Ensino Superior (IES) a formação inicial de professores para a educação básica. Essa formação, no entanto, muitas vezes se distancia da realidade escolar o que leva o docente, no início de sua profissão, a enfrentar inúmeros desafios ou a desistir da profissão. Buscando ensino de qualidade e aproximação entre as IES e as escolas públicas, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) visa inserir os alunos dos cursos de licenciatura nas escolas, para que possam desenvolver atividades didáticopedagógicas, aproximando a teoria da prática. O Programa contribui na formação do docente, preparando-o para sua inserção na educação básica. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do PIBID para a formação em Educação Física de egressos do programa e também em sua inserção na carreira docente na educação básica. Primeiramente, participaram da pesquisa os egressos do curso de Educação Física de uma IES da cidade de Taubaté-SP, formados em 2012, 2013 e 2014, que responderam um questionário sobre sua trajetória profissional. Os dados obtidos passaram por uma análise estatística descritiva em porcentagem. Posteriormente, foram convidados 7 professores que participaram do PIBID durante a formação inicial. Atualmente, 4 deles atuam na educação básica, e 3, em contextos não formais. Esses professores participaram de uma entrevista semiestruturada sobre sua experiência no contexto escolar e a influência do PIBID em sua atuação profissional. Procurou-se também compreender os motivos pelos quais alguns desses egressos do programa não atuam na educação básica, As informações coletadas foram analisadas com base nos núcleos de significação. Os dados apontaram uma trajetória inicial voltada ao bacharelado (ensino não formal), para atuação principalmente em academias ou como personal trainer, mas a participação no PIBID revelou-se como um fator relevante no seguimento da carreira docente, assim como há influência do programa independentemente da área de atuação. Nesse sentido, a participação no PIBID, em conjunto com a formação recebida na IES, contribui para o ingresso do professor de Educação Física na área educacional, favorecendo sua relação com a comunidade escolar e com o ato de ensinar.
Abstract: It is the responsibility of the Institutions of Higher Education (HEI) the initial formation of the teachers that will act in the basic education. However, this education usually distances itself from the school reality, as a result, the teachers at the beginning of the profession, face many challenges or giving up of the profession. Seeking a quality education and an approximation between HEIs and public schools, the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) aims to introduce undergraduate students in schools in a way that they can develop didactic-pedagogical activities, bringing theory closer of the practice, contributing to teacher training and preparing for future insertion in basic education. Thus, this study aimed to analyze the possible contributions of the PIBID to the Physical Education training of graduates of the program in the insertion in the teaching career in basic education. First, the program was attended by graduates from an IES in the city of Taubaté-SP formed between 2012 and 2014, who answered a questionnaire about their professional trajectory. The information from the questionnaires underwent a descriptive statistical analysis in percentage. After, 7 teachers who participated in the PIBID during their initial training were invited, 4 of them currently work in basic education and 3 act in non-formal contexts, participated in a semi-structured interview about their experience in the school context and the influence of PIBID in their professional performance, as well as understand the reasons why the graduates of the program do not act in the basic education, The information collected was analyzed based on the nuclei of signification. The information indicated an initial trajectory focused on the bachelor degree (non-formal education), mainly in gyms or personal trainer. The participation in PIBID is a relevant factor in the sequence of teaching career, as is the influence of the independent program of the area of activity. Therefore, the participation in the PIBID, together with the education received at the HEI, contribute to the entry of the Physical Education teacher in the school context, favoring its relation with the school community, as well as with the teaching act.
Keywords: Professores - Formação
Professores de educação física
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5660
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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