Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Escola : espaço de construção da docência |
Authors: | Correia, Heloisa Helena Ferreira |
Abstract: | Resumo: Propusemo-nos, neste trabalho, a repensar a questão do ensino e da aprendizagem dentro da escola, promovendo um olhar aguçado sobre o professor como sujeito que ensina, mas que também aprende a ser professor, a partir das suas necessidades e das necessidades dos alunos. Este trabalho teve por objetivo investigar se um determinado grupo de professores de uma mesma escola a reconhece como um espaço privilegiado de aprendizagem da docência. Pretendeu também, identificar as ações de formação docente existentes em uma determinada escola, bem como, investigar a forma pela qual essas ações afetam os professores, destacando os saberes necessários para que o professor aprenda a ensinar. Os participantes da pesquisa foram oito professores de uma escola municipal de Educação Infantil, que atuavam em período parcial de aula. Adotou-se a abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, foram usados o questionário e a entrevista coletiva. Os dados obtidos foram organizados e submetidos à análise de conteúdo. Contou com os referenciais teóricos de Nóvoa (1992), Garcia (1992), Canário (1998), Vaillant e Marcelo (2012). De modo geral, os professores entrevistados concordam que a escola é um espaço de aprendizagem docente, por ser um ambiente onde a aprendizagem se dá em contexto através da resolução de problemas cotidianos, a partir das trocas e interações que ocorrem com os alunos, professores e todos os envolvidos no processo educativo. Destacam que os saberes docentes advêm de várias fontes e que a experiência é fonte de segurança para atuarem na profissão. Além disso, os sujeitos de pesquisa reconhecem a importância da formação continuada, dos momentos de estudo e de trocas de experiência nos espaços e tempos da escola destacando o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e a HA (Hora Atividade). As entrevistadas, também reconhecem a importância do orientador pedagógico na formação continuada dentro da escola e propõem novas formas de formação que se baseiem em suas reais necessidades, nas experiências cotidianas como alicerce da prática e na divulgação de bons modelos de atuação. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Aprendizagem Professores - Formação Escola |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Heloisa Helena Ferreira Correia.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.