Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
Authors: Sanches, Maria de Fátima Gomes
Abstract: Resumo: Esta pesquisa partiu da preocupação de que os alunos no final do curso em escolas regulares de Ensino Médio não dominam a Língua Inglesa. Assim, investigou e analisou a eficácia das práticas e estratégias docentes e dos métodos utilizados em relação à aquisição do inglês como segunda língua em um projeto específico que foi desenvolvido entre os anos de 2008 e 2014. O projeto Centro de Idiomas objetivou ensinar inglês como segunda língua com ênfase na comunicação oral e auditiva. Para atingir o objetivo proposto, este estudo fez uso da pesquisa de natureza qualitativa e exploratória por meio de entrevistas de história oral temática e questionários sobre as atividades. As entrevistas orais com os professores de inglês, e os questionários com os alunos e ex-alunos, puderam esclarecer sobre o real aproveitamento das práticas empregadas durante a execução de um projeto específico na Educação Básica. Para a implantação do Centro de Idiomas, foram feitas mudanças em relação às aulas de inglês na Educação Básica, iniciando no sexto ano do Ensino Fundamental I e seguindo até o terceiro ano do Ensino Médio. Para tanto, as aulas seguiram o padrão de conversação cem por cento na língua inglesa, com atividades dinâmicas e mais interativas, cujos resultados, avaliados por meio de testes específicos, trouxeram a real dimensão do conhecimento dos alunos, bem como o nível de proficiência do idioma. Para o registro do percurso das experiências vividas pelos professores, escolhemos desenvolver uma pesquisa com base no registro de Histórias de Vida Profissional. Além disso, foi utilizado um questionário junto aos alunos que participaram do processo formativo. Por meio dos dados apresentados nas narrativas dos professores e suas experiências, foi possível mensurar o aproveitamento da aprendizagem, detectar os pontos fracos e fortes e, pensar em novas estratégias para aperfeiçoar a prática docente e o aprendizado dos alunos. Para tanto, detectou-se a necessidade do método de trabalho envolvendo as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever, e sua eficácia para orientar as escolhas de futuros professores sem ignorar as diferentes habilidades e capacidades de cada aluno.
Abstract: This investigation started from the concern that students ending regular course in high school do not dominate the English Language. In order that, this research investigated and analyzed the teaching practices effectiveness strategies and methods used in relation to the acquisition of English as a second language in a specific project developed from the years 2008 to 2014. The Centro de Idiomas project aimed to teach English as a second language with an emphasis on oral and auditory communication. In order to reach the proposed objective, this study made use of qualitative and exploratory research through thematic oral history interviews and questionnaires about the activities. Oral interviews with English teachers, and questionnaires with students and former students, were able to clarify the practices real use during the execution of a specific project in Basic Education. For the Language Center implementation, changes were made in relation to English classes in Basic Education, starting with the sixth year of Elementary School and continuing through the third year of High School. In order to do so, classes followed the one hundred percent conversation pattern in English, with dynamic and more interactive activities, whose results, evaluated through specific tests, brought the real dimension of students' knowledge, as well as the students language level of proficiency. In order to record experiences lived by the teachers during the course; it was chosen to develop a research based on the Professional Life Stories recording. Additionally, a questionnaire was used with students who participated in the training process. Through the data presented in the teachers' narratives and their experiences, it was possible to measure the use of learning, to detect weaknesses and strengths, and to think of new strategies to improve the teaching practice and the students' learning. In order to do so, the need for the work method involving the four skills was detected: listening, speaking, reading and writing, and its effectiveness in guiding the future teacher's choices without ignoring the different abilities and each student abilities.
Keywords: Prática de ensino
Língua inglesa
Ensino médio
História social
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria de Fatima Gomes Sanches.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.