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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Revisão de estudos da psicologia sobre música = uma análise da produção científica nacional
Other Titles: Review of psychology studies on music: an analysis of national scientific production
Authors: Santos, Natalha Moreira Medeiros dos, 1990-
Abstract: Resumo: Devido às características da música de se apresentar nas mais diversas formas e ser, de modo geral, uma constante nas vidas dos indivíduos, pretendeu-se com este trabalho verificar a partir de quais teorias e conteúdos a música tem sido abordada pela Psicologia no país. Este trabalho é justificado por poder contribuir para uma melhor compreensão do tema, pois destaca as semelhanças e diferenças entre variados tipos de pesquisa e, a partir da identificação das tendências que guiam esta temática, foi possível ressaltar os pontos que estão sendo investigados. Foi escolhido o método de revisão integrativa por este se mostrar amplo possibilitando a sumarização de informações derivadas dos mais diversos tipos de pesquisa. A partir da análise de 37 artigos que obedeceram aos itens de inclusão foi possível verificar que a Psicologia Social, Psicanálise e Neuropsicologia foram as que apresentaram maior número de publicações, respectivamente 37,84%, 24,32% e 21,62% do total de textos selecionados, quanto a Psicologia Comportamental e a Psicologia Analítica corresponderam ao percentual de 8,11% cada uma. Foi também verificado que os estudos compreenderam ao período de 2003 a 2019 evidenciando que a música é objeto de estudo recente para a Psicologia nacional, o tema "Música como instrumento de intervenção" foi o que se mostrou mais frequente. Observou-se que a maioria dos trabalhos são empíricos e foram realizados em diversos lugares, como unidades formais de ensino, hospitais, unidades de saúde mental, asilos, instituições sócio corretiva, projetos sociais e comunitários. A música foi também abordada como capaz de exercer a função transcendente de introduzir o indivíduo no campo simbólico através da relação com o Outro, como forma de linguagem, meio de comunicação, fator motivacional para adesão ao tratamento, forma de expressão, como potencializadora da aprendizagem a partir de determinadas características e como fator constituinte da personalidade e do processo de desenvolvimento da identidade. Conclui-se, portanto, que o estudo da música pela Psicologia é relevante para a prática profissional, pois pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes métodos de intervenção e também para uma compreensão mais acurada do sujeito como um todo, pois a música também se relaciona ao contexto no qual se vive.
Abstract: Due to the characteristics of music to be presented in the most diverse forms and being, in general, a constant in the lives of individuals, this work aimed to verify from which theories and contents music has been approached by Psychology in the country. This work is justified because it can contribute to a better understanding of the subject, as it highlights the similarities and differences between various types of research and, from the identification of trends that guide this theme, it was possible to highlight the points that are being investigated. The integrative review method was chosen because it is broad, allowing the summarization of information derived from the most diverse types of research. From the analysis of 37 articles that obeyed the inclusion items it was possible to verify that the Social Psychology, Psychoanalysis, Neuropsychology presented the largest number of publications, respectively 37.84%, 24.32% and 21.62% of the total of selected texts, regarding Behavioral Psychology and Analytical Psychology corresponded to the percentage of 8.11% each. It was also verified that the studies comprised the period from 2003 to 2019 evidencing that the music is object of recent study for the national Psychology, the theme "Music as instrument of intervention" was the most frequent one. Most of the works are empirical and were carried out in various places, such as formal teaching units, hospitals, mental health units, nursing homes, social corrective institutions, social and community projects. Music was also approached as capable of performing the transcendent function of introducing the individual into the symbolic field through relationship with the Other, as a form of language, a means of communication, a motivational factor for adherence to treatment, a form of expression, as a potentiator learning from certain characteristics and as a constituent factor of personality and the process of identity development. Therefore, it is concluded that the study of music by Psychology is relevant to professional practice, as it can contribute to the development of different intervention methods and also to a more accurate understanding of the subject as a whole, as music is also related. the context in which you live.
Keywords: Psicologia social
Pesquisas em psicologia
Revisão
Música
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5769
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

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