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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Os textos literários na formação do sujeito leitor
Authors: Costa, Isabella Leite Ferreira da, 2001-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa busca verificar os papeis atribuídos a literatura infantil na formação inicial do sujeito leitor e o discurso teórico científico dos especialistas que estudam literatura. A alfabetização não pode ser considerada exclusivamente como a aquisição da escrita e da leitura, é preciso que as crianças compreendam os textos na sua totalidade; textos reais com os quais terão contato na sociedade. A literatura possibilita as crianças, por meio da imaginação, o contato com temas diversos, compreendendo a realidade cultural, social e histórica. A pesquisa tem um caráter qualitativo e descritivo, primeiramente foi realizado uma revisão de literatura, a fim de reconhecer o processo de discussão em torno da temática e posteriormente realizou-se uma pesquisa de campo junto aos professores do curso de licenciatura em Letras, especialistas em literatura e literatura infantil e professores da educação básica que lecionam em sala de alfabetização. Os sujeitos responderam a um questionário no formato online. Os dados foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2011). A partir da análise, foi possível considerar que o grupo de professores da educação básica utiliza a literatura como ferramenta de ensino, a maioria aplicando método tradicional de estudo do texto, considerando-o de forma estática. Além de utilizarem o texto literário como pretexto para a alfabetização. Pelas falas dos professores especialistas em literatura foi possível reconhecer que a alfabetização é um ato político, cultural e social, que permite que a criança aproxime da leitura e da escrita e combinada ao processo de letramento, possibilita que o indivíduo reconheça a função social do texto, compreenda o que está lendo e use esse texto no seu cotidiano. Estas reflexões permitiram considerar ao final que estes dois processos, alfabetização e letramento, devem ser indissociáveis na prática pedagógica, na compreensão e na ressignificação dos textos, foi possível compreender que a literatura trabalhada de forma abrangente, levando em consideração sua função social, possibilita a formação de leitores competentes, o que muitas vezes não ocorre no cotidiano da escola. A literatura desenvolvida a partir deste pressuposto poderão efetivar, de forma mais significativa, o processo de letramento e alfabetização, oportunizando a aquisição de variados conhecimentos contribuindo para a ampliação da bagagem cultural.
Abstract: This research seeks to verify the roles attributed to children's literature in the initial formation of the subject reader and the theoretical scientific discourse of specialists who study literature. Literacy cannot be considered exclusively as the acquisition of writing and reading, it is necessary that children understand the texts in their entirety; real texts with which they will have contact in society. Literature makes it possible for children, through their imagination, to have contact with different themes, including cultural, social, and historical reality. The research has a qualitative and descriptive character, firstly a literature review was carried out, in order to recognize the process of discussion around the theme and later field research was carried out with teachers of the Licentiate Degree course in Letters, specialists in literature and children's literature and basic education teachers who teach in a literacy classroom. Subjects answered a questionnaire in online format. Data were analyzed from the perspective of Content Analysis proposed by Bardin (2011). The from the analysis, it was possible to consider that the group of basic education teachers uses literature as a teaching tool, most of them applying the traditional method of studying the text, considering it statically. In addition to using the literary text as a pretext for literacy. From the speeches of professors who are experts in literature, it was possible to recognize that literacy is a political, cultural, and social act, which allows the child to approach reading and writing and combined with the literacy process, enables the individual to recognize the social function of the text, understand what they are reading and use this text in your daily life. These reflections allowed us to consider in the end that these two processes, literacy skills, must be inseparable in pedagogical practice, in the understanding and in the reinterpretation of texts, it was possible to understand that the literature worked in a comprehensive way, considering its social function, allows the formation of competent readers, which often does not occur in the daily life of the school. Literature developed from this assumption will be able to effect, in a more significant way, the literacy skills process, allowing the acquisition of varied knowledge, contributing to the expansion of the cultural baggage.
Keywords: Literatura infantojuvenil
Crianças - Livros e leitura
Alfabetização
Letramento
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5933
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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