Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5942
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Formação do sujeito leitor : desafios e possibilidades
Authors: Castro, Ana Paula da Cruz de, 1999-
Borges, Jéssica Campos, 1991-
Abstract: Resumo: A leitura é de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana, proporcionando o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promover aquisição de conhecimentos. Neste contexto, uma das realidades encontradas é da dificuldade que muitas pessoas apresentam em desenvolver uma relação de proximidade com a leitura. A presente pesquisa busca responder as perguntas: Por que essa prática é essencial? Quais as práticas se fazem eficazes para a formação do sujeito leitor? Estas perguntas trazem como objetivo sistematizar o conhecimento produzido sobre o tema, abordando a importância dessas estratégias trabalhadas com alunos no início do processo de alfabetização, envolvendo as crianças no universo da leitura. Assim sendo, este estudo desenvolveu inicialmente um levantamento bibliográfico sobre a temática evidenciada e num segundo momento uma análise da pesquisa desenvolvida por Nunes (2018), intitulada: "As contribuições das estratégias de leitura para a formação do sujeito leitor: uma imersão no cotidiano". Os estudos apontaram que para se formar um sujeito leitor, o professor precisa sempre buscar uma prática planejada e reflexiva. É essencial realizar projetos envolvendo a leitura com uma variedade de textos, estratégias e recursos. Formar o sujeito leitor requer comprometimento, parceria e ousadia.
Abstract: Não possui.
Keywords: Prática de ensino
Leitura - Estudo e ensino
Estratégias de Leitura
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5942
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Paula da Cruz de Castro, Jessica Campos Borges.pdf561.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.