Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6016
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A disciplina de língua portuguesa e seu potencial formativo : contra as formas de opressão do Bullying
Authors: Valerio, Fernanda Ferreira, 1999-
Abstract: Resumo: O tema da presente monografia é "A Disciplina de Língua Portuguesa e o seu potencial formativo: contra as formas de opressão do Bullying." Os meus corpora são constituídos do filme Extraordinário e das obras: Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, Mentes Perigosas nas Escolas, de Ana Beatriz Barbosa e Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, de Cleo Fante. Os objetivos desta pesquisa são: 1) Abordar a opressão no seu sentido histórico e social, através do autor Paulo Freire 2) Refletir sobre as relações opressoras e oprimidas causadas pelo Bullying 3) Apontar as diferentes abordagens ao tema para despertar a curiosidade do aluno e garantir uma educação problematizado pautado no ensino crítico e reflexivo. Tal pesquisa tem por justificativa identificar a relevância da abordagem de temas sociais em sala de aula, voltado para professores, estagiários e alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia a ser empregada será a da pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica se ancora no autor Paulo Freire, Ana Beatriz Barbosa e Cleo Fante. Como resultados, temos os métodos de ensino e a elaboração de sequência didática para abordagem de temas de cunho social em sala de aula como contribuição ao ensino de Língua Portuguesa.
Abstract: Não possui.
Keywords: Bullying
Língua portuguesa
Freire, Paulo, 1921-1997
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6016
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
FERNANDA FERREIRA VALERIO.pdf415.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.