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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O sobrepeso, obesidade e qualidade de sono em docentes da rede pública da cidade de Taubaté
Other Titles: Overweight, obesity, and sleep quality in teachers of public schools in the city of Taubaté
Authors: Bittencourt, Aline dos Santos, 1989-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade de sono em docentes com sobrepeso e obesidade.O tipo de pesquisa é exploratória-descritiva, quantitativa e o delineamento é de levantamento, por meio de questionários. A amostra foi composta por 31 docentes da rede municipal com peso normal, sobrepeso e obesos da cidade de Taubaté. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Questionário Sócio-Demográfico-Ocupacional (QSDO), Questionário de Qualidade de Sono (QQS) e Questionário sobre Sonolência Diurna Excessiva de Epworth. Os principais resultados foram: que 61,3% dos docentes são do sexo feminino; a faixa etária predominante é de 30 a 39 anos com 38,7%; a maioriados docentes possui graduação (87,1% da amostra); a maioria dos docentes são casados(61,3%da amostra); o horário de trabalho diurno (93,54%) predomina sobre o horário noturno; 32,26% da amostra tem tempo de serviço entre 6 a 10 anos; 54,84% dos docentes possui uma jornada de trabalho acima de 40 horas/aula semanalmente; a maioria dos docentes avaliados atuam em apenas uma escola (64,52%); existe um predomínio do hábito de tomar café entre os docentes (48,39% da amostra); existe uma correspondência entre os docentes que realizam atividade física e os que não realizam, já que 48,39% da amostra afirmam que praticam atividade fica e a mesma porcentagem afirmam que não a praticam; 93,55% da amostra reside com a família e somente 6,45% reside sozinha; 6,46% dos docentes afirmam seupeso influenciar a vida social.O Índice de Massa Corporal predominante foi o normal com 58,07% da amostra. Em relação a qualidade de sono, existe uma prevalência do horário de deitar entre 23h15 e 0h (41,94% da amostra); a latência de tempo predominante dos docentes em relação ao tempo que demora para dormirfoi de11 a 30 minutos(54,84% da amostra); há o predomínio de 64,52% daamostra acordando entre 5h01' a 6h da manhã; há o predomínio de 58,06% da amostra que tem entre 6 a 7 horas de sono por noite; quanto a Qualidade Subjetiva do Sono, a maior parte dos docentes se percebem comboa qualidade de sono, representando 61,3%; quanto a Qualidade Objetiva do Sono, a prevalência é desonoalterado em 54,84% dos docentes. Quanto à Sonolência Diurna Excessiva,a prevalência deSonolência Diurna Excessivafoi de 29,04%. Conclui-se que,medidas preventivas precisam seroperacionalizadascom a finalidade de diminuir osobrepeso/obesidadee de uma boa higiene do sono para se ter um sono reparador e dequalidade.
Abstract: This research aims to evaluate the quality of sleep in teachers with overweight and obesity. The type of research is exploratory, descriptive, and quantitative and the lineation is a survey through questionnaires. The sample consisted of 31 teachers from public schools with normal weight, overweight and obese from the city of Taubaté. The following instruments were used to collect data: Socio-demographic Occupational Questionnaire (SDOQ), Sleep Quality Questionnaire (SQQ) and Excessive Daytime Sleepiness Questionnaire by Epworth. The main results were: that 61% of the teachers are female; the predominant age group is 30 to 39 year olds accounting for 38,7%; most teachers are graduates (87,1% of the samples); most of the teachers are married (61,3% of the samples); daytime working hours (93.54%) predominates over the evening hours; 32,26% of the samples have been teaching for 6 to 10 years; 54,84% of the teachers have a working load of over 40 hours/classes weekly; most of the teachers evaluated operate in only one school (64,52%); there is a predominance in the habit of drinking coffee among teachers (48,39% of the samples); there is a correspondence among the teachers who perform physical activity and those who do not, since 48.39% of the samples claim that they practice physical activity and the same percentage say they do not practice; 93,55% of the samples live with the family and only 6,45% live alone; 6,46% of the teachers confirm that their weight influences their social life. The Body Mass Index was predominantly normal with 58.07% of the samples. Regarding the quality of sleep, there is a prevalence of going to bed between 11:15pm and 0am (41.94% of the samples); the predominant latency time of teachers in relation to the time it takes to sleep was 11-30 minutes (54.84% of the samples); there is a predominance of 64.52% of the samples waking up between 5:01a.m. to 6 am; there is a predominance of 58.06% of the samples that have between 6-7 hours of sleep per night; as to the Subjective Sleep Quality, from most of the teachers who answered the questionnaire, it was possible to realize a good quality of sleep, accounting for 61.3%; as to the Objective Quality of Sleep, the prevalence is of altered sleep in 54.84% of the teachers. As for Excessive Daytime Sleepiness, the prevalence of Excessive Daytime Sleepiness was 29.04%; we conclude that, preventive measures need to be operationalized with the purpose of decreasing overweight/obesity and that a good hygiene of sleep is necessary so as to have a remedial and good sleep quality.
Keywords: Qualidade do sono
Obesidade
Sobrepeso
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6190
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

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