Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/629
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O professor de matemática e as competências necessárias para o exercício da docência no ensino superior
Other Titles: The professor of mathematics and of how Skills Required For teaching exercise in Higher Education
Authors: Luz, Rafael Chaves da
Abstract: Resumo: A educação está em constante evolução, o que exige que os professores estejam atualizados frente à necessidade de as novas gerações se integrarem à sociedade, por meio do cumprimento do seu papel social. O objetivo deste estudo é verificar e analisar as competências técnica, política e pedagógica necessárias ao professor de matemática para o exercício da docência no ensino superior. O estudo, que discorre sobre os fatores básicos das competências docentes, foi realizado a partir de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e pesquisa de campo, adotando-se, como instrumento de coleta de dados, questionário aplicado a 22 professores de matemática de sete Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Imperatriz (MA). Os dados foram analisados por tratamento estatístico e com auxílio do software de planilha eletrônica Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences. A educação vem ganhando destaque e o estudo aponta que os professores estão buscando aprimorar suas competências profissionais cada vez mais. Conclui-se que os docentes do universo pesquisando possuem competência profissional em aspectos do processo de ensino aprendizagem, como na concepção de currículo, relação professor aluno, teoria e prática da tecnologia educacional e processo avaliativo, buscando melhorar seu desempenho como docente.
Abstract: Education is in constant evolution, this makes teachers to update their skills to face new needs and demands. New generations need to integrate themselves into society in order to be able to fulfill their roles. It is necessary to analyse and verify the pedagogycal, technical and political capacities so that mathmatics teachers are able to teach in universities. Studies on teaching basic items were made by exploring and describing field researches - regarding quantities 22 applying questionnaires on teachers of Imperatriz – MA seven college institutes. The results have been analysed by statistics using electronic worksheet software - microsoft excel and Statistical Package for the Social Sciences. Education has been gaining as much eminence as teachers search for better profession and teaching skills. Concluding, teacher of such studied area have got sufficient professional capacity on learning and teaching on curriculum conceptions, on relation teacher-student, on theory and practices, on teaching and evaluating always aiming improving their performances.
Keywords: Formação de professores
Ensino superior
Competência pedagógica
Competências dos professores de matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/629
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael Chaves da Luz_seg.pdf842.37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons