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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A STEAM e o mercado de jogos eletrônicos
Authors: Fernandes Junior, Aguinaldo Aparecido, 1998-
Abstract: Resumo: Com o surgimento contínuo de novas tecnologias, a indústria de jogos eletrônicos tem se tornado uma atividade de lazer que atrai cada vez mais pessoas, notadamente, o grupo infantojuvenil. Sua relevância está relacionada não apenas na geração de emprego e renda, como também na vocação de promover inovações tecnológicas, além de ajudar no crescimento econômico de um país. Um dos mercados que atende à expansão dos jogos eletrônicos é o Steam, que é um software de gestão de direitos digitais criado pela Valve Corporation ou Valve L.L.C., de plataformas digitais de jogos. Ele surgiu, originalmente, como uma ideia para resolver problemas de atualizações dos títulos da Valve. Depois de um tempo, ganhou popularidade no universo dos games e se consolidou no mercado. Como plataforma de distribuição de jogos digitais para computadores (Windows, macOS e Linux), foi uma das primeiras de seu gênero a ser lançada e permite que consumidores comprem ou ativem jogos dentro do serviço. A ferramenta de mensagens instantâneas do Steam, suporta conversas entre duas ou mais pessoas, com voz sobre IP ponto-a-ponto. Fornece informações aprofundadas a respeito de quais jogos cada contato está jogando, permitindo que o usuário se junte a eles em jogos multi-jogadores compatíveis. Tendo em vista a existência de um novo mercado no ambiente econômico, o estudo é buscar a sua evolução como atividade econômica e a representatividade financeira. Esse mercado está em desenvolvimento e poderá integrar-se a outros tipos de ambientes. Assim, todos os estudos que busquem compreender as nuances técnicas e mercadológicas vão contribuir com o desenvolvimento do mercado e das relações entre os agentes existentes envolvidos, assim como seus impactos. A pesquisa tem como foco o estudo na plataforma Steam e como ao longo dos anos com suas implementações começaram a criar o que viria a se tornar um mercado de alcance mundial. Como ela surgiu e como foi achando cada vez mais motivos para implementar as inovações e sempre oferecer o melhor da forma mais simples e eficiente. Um mercado completamente novo para a época em que surgiu tornou hoje algo comum e com muitas opções, tudo iniciado com uma simples forma de se resolver um problema de forma eficiente. Com o foco principal de se resolver um problema de uma forma mais rápida, foi-se descobrindo o potencial da plataforma para algo bem maior que iria além do seu objetivo principal, nunca perdendo o foco inicial e apenas acrescentando funções e ferramentas e cada vez mais melhorando as mesmas.
Abstract: FERNANDES JUNIOR, Aguinaldo Aparecido. A Steam e o Mercado de Jogos Eletrônicos.: 2022. 123 f Trabalho de Graduação, modalidade Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Certificado do Título em Bacharel. do Departamento de Gestão de Negócios da Universidade de Taubaté, Taubaté.
Keywords: Inovações tecnológicas
Desenvolvimento econômico
Monopolios
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6346
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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