Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6357
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Utilização do custeio variável na tomada de decisão de uma microempresa : estudo de caso de uma empresa de suplementos
Authors: Gonzatti, Lucas Silva, 1998-
Abstract: Resumo: O comércio é o alicerce da sociedade, providenciando facilidade e agilidade nas operações de compra e venda, porém muitas empresas da área enfrentam a falência nos primeiros anos de operação devido à má gestão. Com esse problema em mente, esta pesquisa busca verificar a atuação do custeio variável como ferramenta de tomada de decisão para uma empresa varejista de suplementos. Devido à grande competitividade, torna-se necessário conhecer plenamente os produtos vendidos e principalmente os custos envolvidos no processo. O objetivo geral consiste na análise CVL (custo-volume-lucro) de produtos selecionados da empresa ABC Suplementos, visando avaliar as margens de contribuição individuais e compará-las com os preços de venda elaborados. A fim de viabilizar a pesquisa, foram realizados estudos com intuito de adquirir novos conhecimentos visando a solução de problemas práticos, utilizando-se das pesquisas exploratória e descritiva. Foram coletadas informações diretamente da empresa estudada disponibilizadas pelo sócio responsável pela empresa, pois a empresa não possuía, no momento da pesquisa, um software com relatórios gerenciais. Com posse dos dados, a pesquisa possibilitou a identificação das margens de contribuição, destacando o produto Whey Protein – Leader com melhor porcentagem e, em contraste, o produto Whey Protein – Max Titanium com a pior rentabilidade entre os produtos analisados. Devido as reduzidas despesas e custos fixos mensais, o ponto de equilíbrio contábil e financeiro se mantiveram relativamente baixos, contudo, ao adicionar a remuneração desejada ao ponto de equilíbrio econômico, o resultado torna-se bem mais expressivo, aumentando em 4 vezes se comparado ao ponto de equilíbrio contábil. Finalmente ao comparar os preços de venda praticados com os preços de venda sugeridos pelo estudo, percebe-se uma significativa distorção nos produtos com maior diferença de rentabilidade, Whey Protein – Leader e Max Titanium. Em vista dos resultados obtidos, sugeriu-se a ABC Suplementos a adoção de métodos de registro gerenciais como controle de estoque e faturamento a fim de proporcionar uma visão completa sobre o empreendimento. Portanto conclui-se que o custeio variável é uma ferramenta essencial na gestão de uma microempresa comercial, pois proporciona dados individuais e coletivos sobre os produtos ofertados, facilitando e agilizando a tomada de decisão.
Abstract: Commerce is the foundation of society, providing ease and agility in buying and selling operations, but many companies in the area face bankruptcy in the first years of operation due to poor management. With this problem in mind, this research seeks to verify the performance of variable costing as a decision-making tool for a supplement retailer. Due to the great competitiveness, it is necessary to fully understand the products sold and especially the costs involved in the process. The general objective is to analyze the CVL (cost-volume-profit) of selected products from the company ABC Suplementos, aiming to evaluate the individual contribution margins and compare them with the sales prices prepared. To make the research viable, studies were carried out in order to acquire new knowledge aiming at solving practical problems, using exploratory and descriptive research. The information was collected directly from the studied company, made available by the founding partner of the company, as the company did not have, at the time of the research, software for management reports. With the data in hand, the research made it possible to identify the contribution margins, highlighting the Whey Protein – Leader product with the best percentage and, in contrast, the Whey Protein – Max Titanium product with the worst profitability among the products analyzed. Due to the reduced expenses and monthly fixed costs, the accounting and financial break-even point remains relatively low, however, when adding the desired remuneration to the economic break-even point, the result becomes much more expressive, increasing by 4 times if compared to the break-even point. Finally, when comparing the sales prices practiced with the sales prices suggested by the study, a significant distortion can be seen in the products with the greatest difference in profitability, Whey Protein – Leader and Max Titanium. In view of the results obtained, it was suggested to ABC Suplementos the adoption of management record methods such as inventory control and billing to provide a complete view of the enterprise. Therefore, it is concluded that variable costing is an essential tool in the management of a commercial microenterprise, as it provides individual and collective data on the products offered, facilitating, and speeding up decision making.
Keywords: Comércio
Controle de estoque
Tomada de decisões
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6357
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucas Silva Gonzatti.pdf569.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.