Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6378
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: "Li-ber ..." : análise social da personagem João Paz no romance Incidente em Antares (1971)
Authors: Ferreira, Laura Arcanjo, 1998-
Abstract: Resumo: O contexto que marca a publicação do romance Incidente em Antares (1971), de Erico Verissimo, foi de fortes investimentos realizados pelo governo militar no controle e na censura às publicações que ferissem a "moralidade e os bons costumes" ou fossem vistas como subversivas ao regime vigente no país. Verissimo, como tantos outros artistas brasileiros, definia-se como humanista favorável à liberdade de expressão e militante contra qualquer tipo de regime totalitário. Incidente em Antares é uma síntese da vida e obra do autor, e sua preocupação com a crítica social contra as desigualdades, a violência e o totalitarismo reproduzido pelas classes dominantes. Utilizando do Realismo Fantástico, manifestou na obra seus ideais e fez denúncias ao autoritarismo, expondo a censura, a perseguição, a tortura, o exílio, e as mortes que eram infligidas àqueles que eram marginalizados pelo regime. Considerando o cenário político e o contexto de cerceamento das narrativas, seu papel foi fundamental ao influir na sociedade reflexões acerca da realidade, tornando-a mais crítica. A literatura, bem como as demais ferramentas utilizadas pelos pesquisadores, pode contextualizar fatos históricos, possibilitando o conhecimento da história. A atemporalidade da obra, possibilita que possamos tomar como referência a nossa realidade, fazendo uma leitura integral do romance. A personagem destacada nessa monografia é João Paz, retratado pelo romancista como militante de esquerda que foi perseguido e torturado pela polícia local que retorna a vida para salvar sua companheira e seu filho, bem como expôr a sua verdade, que estava sendo apagada da memória coletiva.
Abstract: The context that marks the publication of the novel Incident in Antares (1971), by Erico Verissimo, was one of strong investments made by the military government in the control and censorship of publications that offended "morality and good customs" or were seen as subversive of the system in force in the country. Verissimo, like so many other Brazilian artists, defined himself as a humanist in favor of freedom of expression and a militant against any type of totalitarian regime. Incident in Antares is a synthesis of the author's life and work, and his concern with social criticism against inequalities, violence and totalitarianism reproduced by the dominant classes. Using Fantastic Realism, he expressed his ideals in the work and denounced authoritarianism, exposing censorship, persecution, torture, exile, and the deaths that were inflicted on those who were marginalized by the regime. Considering the political scenario and the context of restriction of narratives, its role was fundamental in influencing society's reflections about reality, making it more critical. Literature, as well as other tools used by researchers, can contextualize historical facts, enabling knowledge of history. The timelessness of the work allows us to take our reality as a reference, making an integral reading of the novel. The character highlighted in this monograph is João Paz, portrayed by the novelist as a leftist militant who was persecuted and tortured by the local police who returns to life tosave his partner and son, as well as expose his truth, which was being erased from collective memory.
Keywords: Veríssimo, Érico, 1905-1975 - Crítica e interpretação
Brasil - História - 1964-1985
Literatura brasileira
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6378
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Laura Arcanjo Ferreira.pdf797.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.