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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desafios percebidos pelos docentes do Ensino Fundamental I frente às dificuldades de aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade social
Authors: Lamm, Camila Iana Ribeiro de Almeida, 1981-
Abstract: Resumo: Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na sua prática, precisam lidar com as transições que envolvem esta etapa de ensino, com as particularidades das diferentes fases do desenvolvimento infantil e com os manejos relativos aos impasses que podem ocorrer com parte dos seus alunos, no que se refere à aquisição do conhecimento, devido às dificuldades de aprendizagem. Considerando a complexidade das situações de vulnerabilidade, que fazem parte do contexto vivido por muitos alunos nesta etapa, esta ainda foi mais impactada pela Pandemia do COVID-19, que fez com que escolas interrompessem o atendimento presencial, na tentativa de conter o avanço do vírus. Diante desta realidade e do cenário de desigualdades socioeconômicas e suas vulnerabilidades, as crianças ficaram ainda mais expostas e, com a ausência de um suporte pedagógico e interativo mais efetivo, a situação tornou-se ainda mais grave, em se tratando dos alunos com dificuldades de aprendizagem. O presente estudo realizou-se em tempos de Pandemia e, elegeu-se como problema de pesquisa "Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental percebem e lidam com as dificuldades de aprendizagem de seus alunos em situação de vulnerabilidade social?" De forma específica, objetivou-se identificar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental reconhecem, justificam e atuam frente às dificuldades de aprendizagem de seus alunos na prática pedagógica cotidiana. Também houve interesse em problematizar se a formação inicial e a formação continuada oferecida aos docentes atendem às demandas relativas aos impasses decorrentes desta realidade. Foram utilizados como referencial teórico os conceitos relacionados à formação docente e ao desenvolvimento profissional, à aprendizagem e suas dificuldades. Esta pesquisa teve delineamento qualitativo, cujo foco foi abordar um grupo de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma rede de ensino privada, mantida por doações, que atende alunos da zona rural em situação de vulnerabilidade, na região do Vale do Paraíba Paulista. Para compor o grupo de colaboradores nesta pesquisa, o critério adotado foi por adesão ao convite. Como instrumentos de pesquisa, adotou-se o questionário, a entrevista e o grupo focal, destinados às quatro únicas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na instituição. Os questionários foram aplicados de forma online. As entrevistas e o grupo focal foram realizados de forma remota. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados deste estudo evidenciaram as percepções e os desafios sentidos pelos professores em sua prática frente às dificuldades de aprendizagem e ao impacto da realidade socioeconômica neste processo, que foi potencializado pela Pandemia. Como proposta de intervenção, foi sugerida a elaboração de uma cartilha como um produto técnico facilitador, diante do que foi levantado junto aos professores, sobre a necessidade de implementação de diferentes manejos neste processo, como suporte aos profissionais, aos alunos e às famílias, com a finalidade de amenizar esses impasses, cabendo reflexões sobre a prática educativa, considerando a situação de vulnerabilidade dos estudantes, na intenção de garantir o seu direito à aprendizagem.
Abstract: Teachers of the early years of Elementary School, in their practice, need to deal with the transitions that involve this stage of teaching, with the particularities of the different stages of child development and with the managements related to the impasses that may occur with part of their students, with regard to the acquisition of knowledge, due to learning difficulties. Considering the complexity of situations of vulnerability, which are part of the context experienced by many students at this stage, this was even more impacted by the COVID-19 Pandemic, which caused schools to interrupt face-to-face service, in an attempt to contain the spread of the virus. . Faced with this reality and the scenario of socioeconomic inequalities and their vulnerabilities, children were even more exposed and, with the absence of a more effective pedagogical and interactive support, the situation became even more serious, in the case of students with difficulties in learning. The present study was carried out in times of Pandemic and, as a research problem, "How do teachers in the early years of Elementary School perceive and deal with the learning difficulties of their students in a situation of social vulnerability?" Specifically, the objective was to identify how teachers in the early years of Elementary School recognize, justify and act in the face of their students' learning difficulties in everyday pedagogical practice. There was also interest in questioning whether the initial training and continuing training offered to teachers meet the demands related to the impasses arising from this reality. Concepts related to teacher training and professional development, learning and its difficulties were used as a theoretical reference. This research had a qualitative design, whose focus was to approach a group of teachers who work in the early years of Elementary School in a private education network, maintained by donations, which serves students from rural areas in vulnerable situations, in the Vale do Paraíba region. Paulista. To compose the group of collaborators in this research, the criterion adopted was adherence to the invitation. As research instruments, we adopted the questionnaire, the interview and the focus group, intended for the only four teachers of the initial years of Elementary School who work in the institution. The questionnaires were applied online. The interviews and the focus group were carried out remotely. Data were analyzed using Content Analysis, according to Bardin (2011). The results of this study highlighted the perceptions and challenges felt by teachers in their practice in the face of learning difficulties and the impact of socioeconomic reality on this process, which was enhanced by the Pandemic. As an intervention proposal, it was suggested the elaboration of a booklet as a facilitating product, in view of what was raised with the teachers, about the need to implement different managements in this process, as support to professionals, students and families, with the purpose of alleviating these impasses, with reflections on educational practice, considering the vulnerable situation of students, with the intention of guaranteeing their right to learning.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental
Vulnerabilidade social
Prática docente
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6507
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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