Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6510
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação Empreendedora nos anos finais do Ensino Fundamental : tensões e desafios
Authors: Neri, Josiane Saboia Oliveira, 1981-
Abstract: Resumo: A pesquisa buscou investigar se e como a educação empreendedora desenvolvida em um município paulista pode contribuir para o interesse e a participação dos estudantes no processo de aprendizagem e para a superação dos desafios dos anos finais do Ensino Fundamental. Mobiliza referenciais teóricos para compreender as categorias de educação empreendedora, anos finais do ensino fundamental e adolescência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como participantes integrantes da comunidade escolar de duas escolas da rede municipal de ensino de um município do interior paulista, uma situada ao Norte e outra ao Sul da cidade. Os participantes são estudantes, equipe gestora e professores que lecionam o componente de Enriquecimento Curricular, que foram convidados a participar apresentando suas percepções sobre a educação empreendedora desenvolvida na rede de ensino. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionário, feito por meio de formulário Google Forms e entrevista realizada por meio da plataforma Zoom. Os dados foram analisados a partir da análise de prosa. Os resultados demonstram, por um lado, que professores e estudantes consideravam a disciplina que trabalha a educação empreendedora na escola como positiva para o desenvolvimento de determinados comportamentos nos jovens e do significado da escola e do mundo do trabalho para os adolescentes e para a comunidade escolar como um todo. Por outro lado, identificou-se o pouco destaque dado aos conteúdos formativos previstos nas orientações curriculares nacionais trabalhados na disciplina, evidenciando seu caráter eminentemente comportamental e seu baixo potencial formativo. Revela ainda que se busca estabelecer uma relação dos sonhos dos jovens com formas de atuação no mundo do trabalho, fortalecendo estratégias de autoemprego e informalidade, deixando de lado a construção de estratégias de formação profissional no ensino médio, profissional e superior. Demonstra-se assim que a educação empreendedora vem penetrando na educação básica por meio de componentes curriculares complementares e difundindo uma ideia de preparação antecipada dos estudantes para o mundo do trabalho desde a educação infantil.
Abstract: The research sought to investigate whether and how entrepreneurial education can actually contribute to the interest and participation of students in the learning process and to overcoming the challenges of the final years of Elementary Education in municipal schools. It mobilizes theoretical references to understand the categories of entrepreneurial education, final years of elementary school and adolescence. This is a research with a qualitative approach whose participants were members of the school community, from two schools in the municipal education network of a municipality in the interior of São Paulo, one located in the North and the other in the South of the city. Student participants, management staff and professors who teach the Curriculum Enrichment component were invited to participate by presenting their perceptions about entrepreneurial education developed in the teaching network. The questionnaire, made through Google Forms and an interview carried out through the Zoom platform, were used as research instruments. Data were analyzed using prose analysis (André, 1987). The results demonstrate that teachers and students consider entrepreneurial education as a positive tool in the development of young people's behavior and the positive meaning of school for adolescents and for the school community as a whole. With regard to issues related to the challenges of adolescence, it was noticed that Entrepreneurial Education developed in the municipal education network surveyed, favors the needs explained by adolescents in relation to the development of characteristics that deal with behavioral and attitudinal postures, such as entrepreneurial characteristics , interaction with colleagues and teachers, teamwork, welcoming, initiative, persistence, commitment, persuasion, dialogue, active listening, welcoming, interaction and group work. It is also identified the little emphasis on the contents worked in the discipline and its training potential, emphasizing mainly the relationship with dreams and how these students can act in the world, regardless of the social conditions they have, as well as the working conditions (self-employment and informality) and the perspectives of future studies for academic evolution and possible social ascension. It is also demonstrated that entrepreneurial education has been penetrating basic education through complementary curricular components and spreading an idea of preparing people for the world of work, from early childhood education.
Keywords: Ensino fundamental - Estudo e ensino
Adolescente
Empreendedorismo - Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6510
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Josiane Saboia Oliveira Neri.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.