Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6518
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Papel da Coordenação Pedagógica na Formação Continuada do Docente na AMAN
Authors: Silva, Alex da, 1977
Abstract: Resumo: O tema da presente Dissertação é o papel da coordenação pedagógica na formação continuada do docente na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa "Formação docente e desenvolvimento profissional", da Área de Concentração "Formação Docente para a Educação Básica" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. O objetivo principal do estudo foi o de analisar as práticas de formação continuada de docentes desenvolvidas pela Seção de Coordenação Pedagógica (SCP) da AMAN nos últimos cinco anos a fim de verificar suas características, pontos fortes e oportunidades de melhoria. Buscou-se caracterizar o perfil dos docentes da AMAN, apresentar e avaliar a efetividade das ações de formação docente promovidas pela SCP, identificar necessidades formativas e apontar sugestões para a melhoria da formação continuada. A pesquisa norteou-se pela abordagem qualitativa e a população participante foi composta por 35 docentes em exercício nas Cadeiras e Seções de Ensino da AMAN. O referencial teórico pautou-se em autores pertinentes aos temas coordenação pedagógica, desenvolvimento profissional docente e de referencial específico publicado pelo Exército Brasileiro (EB). Optou-se pelo questionário como instrumento de pesquisa e coleta de dados/informações. Para a leitura, comparação, concentração e interpretação das informações prestadas pelos respondentes foi usada a técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que a maioria dos professores militares é formada por profissionais mais experientes, mas que ingressam na docência ao final da carreira e que a proximidade da aposentadoria se configura como fator limitante para a busca de aperfeiçoamento. A maior parte dos docentes realizou, nos últimos cinco anos, seu autoaperfeiçoamento com recursos próprios. Os participantes apontaram como soluções viáveis para a melhoria da capacitação docente na AMAN a criação de um plano de carreira específico para o magistério militar, o aumento na oferta de cursos para as Cadeiras e Seções de Ensino, o alívio de funções administrativas não ligadas à docência e a previsão antecipada de recompletamento das vagas a fim de se evitar a falta de profissionais especializados e a sobrecarga de trabalho. Os dados revelaram que as ações para a formação continuada promovidas pela SCP são consideradas adequadas, mas insuficientes, pois não contemplam todas as necessidades formativas levantadas, essenciais ao funcionamento pleno das Seções e Cadeiras de Ensino. Dessa experiência deriva-se como produto técnico a oferta de atividades de formação específica, a serem desenvolvidas em escolas de ensino fundamental, complementando a formação inicial, tendo como eixo estruturador orientações de natureza pedagógica e a dimensão reflexiva como vetor da formação.
Abstract: The theme of this Dissertation is the role of pedagogical coordination in the continuing education of teachers at AMAN (Military Academy of Agulhas Negras). This work is part of the Research Line "Teacher training and professional development", of the Concentration Area "Teacher Training for Basic Education" of the Professional master's degree in education at the University of Taubaté. The main objective of the study was to analyze the continuing education practices of teachers developed by the Pedagogical Coordination Section (SCP) of AMAN in the last five years to verify their characteristics, strengths and opportunities for improvement. We sought to characterize the profile of AMAN professors, present and evaluate the effectiveness of teacher training actions promoted by SCP, identify training needs and point out suggestions for improving continuing education. The research was guided by a qualitative approach and the participating population was composed of 35 teachers working in the Chairs and Teaching Sections of AMAN. The theoretical framework was based on authors relevant to the themes of pedagogical coordination, teacher professional development and specific framework published by the Brazilian Army (EB). The questionnaire was chosen as a research and data/information collection tool. For reading, comparing, concentrating and interpreting the information provided by the respondents, the content analysis technique was used. From the results obtained, it was possible to identify that most military professors are more experienced professionals, but who enter teaching at the end of their careers and that the proximity of retirement is a limiting factor for the search for improvement. Most of the professors carried out, in the last five years, their self-improvement with their own resources. Participants pointed out as viable solutions for improving teacher training at AMAN the creation of a specific career plan for military teaching, increasing the offer of courses for Chairs and Teaching Sections, the relief of administrative functions not linked to teaching and the anticipated replenishment of vacancies to avoid the lack of specialized professionals and work overload. The data revealed that the actions for continuing education promoted by the SCP are considered adequate, but insufficient, as they do not cover all the training needs raised, essential to the full functioning of the Sections and Teaching Chairs. From this experience derives, as a technical product, the offer of specific training activities, to be developed in elementary schools, complementing initial training, having pedagogical guidelines as a structuring axis and the reflective dimension as a training vector.
Keywords: Coordenação pedagógica
Professores - Formação
Academia Militar das Agulhas Negras
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6518
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alex da Silva.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.