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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de apropriação e implementação de abordagens ativas no ensino da Língua Inglesa para o ensino fundamental II
Authors: Rosa, Miriã Keyla de Oliveira, 1983-
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como principal objeto de investigação o processo de apropriação e implementação das abordagens ativas por parte desta professora-pesquisadora no ensino de Língua Inglesa (LI) para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II (EF-II). A pesquisa foi motivada pela percepção positiva que tivemos ao produzir e utilizar os Diários Reflexivos como uma ferramenta analítico-descritiva de nosso próprio processo de aplicação das estratégias de abordagens ativas no exercício de docente de LI no Colégio Militar de São Paulo (CMSP), com vistas ao aprimoramento desse processo. Entendidas enquanto um conjunto de práticas inovadoras aplicadas no processo de ensino-aprendizagem, as abordagens ativas vêm contribuindo para a melhoria do envolvimento, interação e engajamento dos aprendizes, tornando o ambiente mais prazeroso, proveitoso e dinâmico a todos os envolvidos. Outro aspecto que impulsionou a utilização das abordagens ativas foi a chegada da pandemia de COVID-19, que trouxe consigo alterações no contexto escolar, desafiando os professores a adaptarem as atividades presenciais para o ensino remoto. Nesse cenário de mudanças, o recurso às abordagens ativas ganhou centralidade ao possibilitar maior interação entre os alunos e propiciando o desenvolvimento de várias habilidades, em especial, da autonomia, criatividade e colaboração entre os aprendizes. Como esta investigação fundamenta-se nos princípios metodológicos da pesquisa-ação, partimos da premissa de que os podem ser ferramentas úteis ao docente na medida em que lhe permitem travar um diálogo consigo mesmo na busca contínua de melhorar sua prática pedagógica. Deste modo, os diários reflexivos são compreendidos neste trabalho como a produção escrita feita por esta professora- pesquisadora a partir de um processo de autorreflexão de sua própria prática de implementação das estratégias de abordagens ativas selecionadas no âmbito desta investigação. Não é por outra razão, portanto, que propomos, como objetivo geral deste trabalho, discutir o processo de apropriação e implementação de abordagens ativas no ensino de LI para os alunos do 6º ano do EF-II, por esta professora- pesquisadora, respeitando a grade curricular adotada pelo Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, estabelecemos três objetivos específicos para esta pesquisa, a saber: (a) discutir a escolha das abordagens ativas sala de aula invertida e modelo de rotação por estações como recurso didático-pedagógico no ensino de LI para o EF-II; (b) analisar o processo de implementação dessas duas abordagens ativas; (c) analisar se a utilização das abordagens ativas provocou, do ponto de vista da professora, as mudanças almejadas em relação ao processo de aprendizagem de seus alunos e quais foram. De uma perspectiva teórico-metodológica, esta pesquisa está baseada nos fundamentos da pesquisa-ação, complementada por uma detida revisão bibliográfica acerca do tema das abordagens ativas, seguida pela análise dos diários produzidos durante a implementação das estratégias da sala de aula invertida e do modelo de rotação por estações em três turmas de 6º Ano do EF-II do CMSP durante o terceiro trimestre de 2021, imediatamente após a escola retornar ao modelo de aula presencial no âmbito da pandemia de COVID-19.
Abstract: The main object of investigation of this master thesis is the appropriation and implementation process of Active Learning Methodologies by this teacher-researcher in the teaching of the English Language (EL) to students of the 6th grade of Elementary School II (ES-II). The research was motivated by a positive perception that we had after using Reflexive Journals as an analytical-descriptive tool of our own implementation process of some active learning strategies during our practice of teaching EL at the Military School of São Paulo (MSSP), aiming to improve this process. Understood as a set of innovative practices applied in the teaching-learning process, the active learning approaches have contributed to improving the involvement, interaction, and engagement of the students, making the learning environment more pleasant, favorable, and dynamic for all involved. Another aspect that led us to adopt the use of active approaches during 2021 was the outbreak of the COVID-19 pandemic, which brought changes to the school context, challenging teachers to adapt face-to-face classroom activities to remote teaching. In this scenario, the use of active learning approaches gained centrality by enabling greater interaction between students and the development of various skills such as autonomy, creativity, and a more collaborative environment among the students. As this research is based on the methodological principles of Action Research, we start from the premise that Reflexive Journals can be useful tools for teachers insofar as they allow them to engage in a dialogue with themselves in the continuous pursuit of improving their pedagogical practice. In this way, the Reflexive Journals are understood in this dissertation as this teacher-researcher's written production of the process of self- reflection on her own practice of implementing the active learning methodologies selected within the scope of this investigation. It is for no other reason, then, that we propose, as the main objective of this study, to discuss the appropriation and implementation process of active learning methodologies by this teacher-researcher in the teaching of the English language to 6th grade elementary school students, respecting the curriculum adopted by the Brazilian Military School System (BMSS), in line with those of the National Common Core (BNCC). In order to achieve the main objective, we established three specific objectives for this research, namely: a) to describe and discuss the adoption of the flipped classroom and the station rotation model as the active learning methodologies in the teaching of English to 6th grade students; b) to discuss the implementation process of these active learning methodologies and the difficulties faced by this teacher-researcher during her applications; c) to analyze whether the use of active learning methodologies produced, from the teacher's perspective, the desired changes in relation to her students' learning process and which were the effects. From a theoretical-methodological perspective, this research is based on the foundations of the Action Research methodological approach, which was complemented by a detailed bibliographic review on the topic of active learning approaches, followed by the analysis of the Reflexive Journals produced during the implementation of the methodologies mentioned above with three 6th grade classes of the MSSP during the third quarter of 2021, immediately after the school returned to face-to-face classes in the context of the COVID-19 pandemic
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Sala de aula
Aprendizagem ativa
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6521
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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