Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6526
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As significações de professores do Ensino Médio sobre Bullying
Authors: Nepomuceno, Danielle Prado
Abstract: Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação e tem como objetivo compreender quais são as significações de professores do ensino médio sobre o bullying. Tem como referencial teórico os temas de formação de professores, psicologia nas escolas, bullying escolar e a psicologia sócio-histórica. De abordagem qualitativa, utilizou a pesquisa colaborativa e teve como participantes sete professores do ensino médio, de duas escolas de uma rede estadual de ensino na região do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou como instrumentos de pesquisa plano de formação realizado em seis encontros em cada escola e entrevistas realizadas com três professores de cada escola. Os encontros de formação foram realizados na Escola 1 de forma presencial com três professores e na Escola 2 com quatro professores de forma online pelo aplicativo zoom. Participaram dos encontros de formação sete professores. As entrevistas foram realizadas na Escola 1 de forma presencial e individual com três professores e na Escola 2 de forma online pelo aplicativo zoom e individual, com três professores, totalizando seis professores. O critério de escolha para as entrevistas foi os professores que concordaram participar da entrevista. A análise dos dados coletados ocorreu de acordo com a proposta dos Núcleos de Significação que acontece em três etapas: levantamento dos pré-indicadores, sistematização dos indicadores e construção dos núcleos de significação. Através da análise pode-se levantar três núcleos de significação: "A individualidade atrai o bullying": Concepções sobre o Bullying, "Postura acolhedora e Escuta Ativa": Compreendendo e Lidando com o Bullying e "Eu também já sofri bullying": Professores e Bullying. O resultado da análise aponta que os professores apreendem o significado do bullying porém não em sua totalidade, compreendendo-o apenas em sua aparência. Portanto, o plano formativo sobre o bullying foi capaz de ampliar a concepção prévia que os participantes tinham sobre o fenômeno, bem como produzir uma reflexão de como lidar com o bullying e qual o papel dos professores frente a essa violência. A análise também propiciou o entendimento da importância das atividades produzidas pelos professores com seus alunos abordando o tema, levando em conta possibilitar um espaço de escuta e acolhimento. Conclui-se, portanto, a importância de preparar todos os atores escolares bem como a família para lidar com o fenômeno do bullying, tornando a escola um espaço de apoio e segurança ao invés de propagador da violência.
Abstract: This research project aims to apprehend the teacher's meanings about continuing education from the experience of a formative plan. Its theoretical framework was the themes of teacher education, psychology in schools, school bullying and socio-historical psychology. From a qualitative approach, this research will have as participants twenty high school teachers, from two schools of a state school network in the Paraíba Paulista Valley region. The criteria for their participation will be through a questionnaire. It will be used as research instruments questionnaire, formative experience held in four meetings over two months and discussion group held in two meetings over the course of a month. The questionnaires will be applied online via a google forms link sent by email. The formative experience will be carried out online by the zoom application, being two meetings with each school. The discussion groups will be held by the zoom app, being a meeting with each school. The analysis of the collected data will take place according to the proposal of the Meaning Nuclei. It is expected that the results point out how teachers think about continuing education from the experience of a formative plan. Similarly, it is intended that these results contribute to the continued training of teachers related to cross-cutting topics.
Keywords: Professores - Formação
Bullying
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6526
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Danielle Prado Nepomuceno.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.