Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6563
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O empreendedorismo feminino em Taubaté: estudo de caso Quase Perfeita Boutique
Authors: Beraldo, Karoline Sthefany Garcia, 1998-
Abstract: Resumo: O propósito básico deste estudo é contribuir para o debate a respeito do papel desempenhado pela Administração nas organizações, frente aos desafios do ambiente competitivo atual. O pressuposto adotado é que a Administração pode influenciar no desenvolvimento do capital intelectual e consequentemente na criação de vantagens competitivas. Para que isto aconteça, contudo, é necessário que as práticas e políticas de gestão administrativa estejam adequadamente alinhadas com as estratégias organizacionais. Assim, este estudo busca compreender como se desenvolve e é acompanhado o processo de integração entre o Sistema de Gestão e Empreendedorismo. Utilizando o método do estudo de caso, foi conduzida uma pesquisa exploratória em uma empresa da região de Taubaté, na qual procurou-se analisar o Sistema de gestão e empreendedorismo, conhecer o processo de desenvolvimento das estratégias de marketing para divulgação da empresa, avaliar o papel desempenhado pela mulher empreendedora, bem como observar os instrumentos e critérios utilizados para mensurar os resultados da área. Considerando-se as limitações impostas pelo método de pesquisa selecionado, foi possível efetuar algumas constatações importantes. O alinhamento estratégico do Sistema de Gestão na organização estudada é produto dos seguintes fatores: das práticas e políticas empreendedoras, enfatizando a geração e aplicação de conhecimento; da estrutura organizacional; pontos fortes e fracos do negócio local e o planejamento de marketing. Podemos concluir que o empreendedorismo feminino tem inspirado outros empreendimentos e outras mulheres.
Abstract: The basic purpose of this study is to contribute to the debate regarding the role played by Management in organizations, in the face of the challenges of the current competitive environment. The assumption adopted is that Management can influence the development of intellectual capital and, consequently, the creation of competitive advantages. For this to happen, however, it is necessary that administrative management practices and policies are properly aligned with organizational strategies. Thus, this study seeks to understand how the process of integration between the Management and Entrepreneurship System is developed and monitored. Using the case study method, an exploratory research was conducted in a company in the region of Taubaté, in which it was sought to analyze the Management and Entrepreneurship System, to know the development process of marketing strategies for company disclosure, to role played by women entrepreneurs, as well as observing the instruments and criteria used to measure the results of the area. Considering the limitations imposed by the selected research method, it was possible to make some important findings. The strategic alignment of the Management System in the studied organization is the product of the following factors: entrepreneurial practices and policies, emphasizing the generation and application of knowledge; the organizational structure; strengths and weaknesses of local business and marketing planning. We can conclude that female entrepreneurship has inspired other enterprises and other women.
Keywords: Empreendedorismo
Mulheres
Criatividade nos negócios
Mulheres - Emprego
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6563
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
KAROLINE STHEFANY GARCIA BERALDO.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.