Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Recursos digitais como ferramenta no processo de alfabetização e letramento : usos e práticas pedagógicas.
Authors: Romeiro, Isabelle Camile Lins, 2002-
Almeida, Maria Fernanda Rodrigues Seixas de, 2002-
Abstract: Resumo: A alfabetização é um processo essencial para progresso educacional das crianças, no qual é possível desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e comunicação, promovendo ainda a aprendizagem das funções sociais da escrita e da leitura, um processo desafiador para estudantes e professores. Na Era Digital vivenciada atualmente, com o crescente uso das novas tecnologias nos mais diversos setores da sociedade, no qual a escola também está incluída, esse desafio se amplia. Nesse sentido, o presente trabalho visa compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento dos alunos a partir de estudos da teoria construtivista desenvolvidos inicialmente por Piaget e interpretados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e outros autores, além disso, discutir as possibilidades de uso dos recursos digitais como ferramentas pedagógicas para os educadores e educandos durante os referidos processos. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com a busca a várias fontes de informação: livros, artigos científicos, periódicos e documentos oficiais, os quais nortearam a pesquisa. Procedeu-se a um resgate histórico do processo da alfabetização no Brasil; uma caracterização dos diferentes métodos de alfabetização; o estudo das novas formas de conceber a alfabetização a partir da teoria construtivista; as metodologias ativas e o uso dos recursos digitais no processo de alfabetização e letramento. Resultados obtidos destacam que os recursos digitais trazem benefícios para esses processos, pois auxiliam as crianças a explorarem a escrita e a leitura de forma lúdica, criativa e atrativa; permitem o contato e a interação com ferramentas diversificadas por meio de jogos e brincadeiras. O estudo mostrou também que o uso dessas ferramentas requer a formação de professores capazes de operar com diferentes suportes tecnológicos e apoio das políticas públicas na viabilização dos subsídios necessários à democratização de acesso e uso de variados recursos tecnológicos. A pesquisa realizada indicou que os recursos digitais, oferecem possibilidades na elaboração de materiais atraentes e interativos os quais podem auxiliar a aprendizagem durante o percurso da alfabetização e do letramento, entretanto, há poucas pesquisas sobre a temática havendo dificuldades em encontrar materiais integralmente voltados para essa fase educacional.
Abstract: Não possui.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Construtivismo (Educação)
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.