Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6825
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Educação, História e Cinema : as representações cinematográficas como recurso pedagógico no ensino de História contemporânea na Educação Básica
Authors: Gianelli, Ana Julia Martins, 2001-
Abstract: Resumo: A presente monografia tem como objetivo discutir o uso do cinema como recurso pedagógico e paradidático no ensino de História Contemporânea nas séries da educação básica do sistema de ensino brasileiro. Essa discussão é necessária para os estudos sobre o ensino de História, desse modo, recorre-se metodologicamente a revisão bibliográfica de obras do campo da Educação, do Audiovisual e do Ensino de História, e a análise de documentos educacionais, visando compor a discussão. Dado ao advento da Revolução Documental com origem na corrente da Escola dos Annales, passou a se abarcar novos gêneros documentais como fontes. Com isso, os novos documentos considerados agora como fontes representam uma importância para o trabalho de pesquisa do profissional da História. Assim, foi possível concluir que, apesar do caráter de entretenimento cujo é o eixo principal de grande parte dos filmes, esses podem ser apropriados como recursos para o ensino e como fontes documentais para enriquecer o estudo da disciplina de História tanto para discentes quanto para os próprios docentes.
Abstract: This monograph aims to discuss the use of cinema as a pedagogical and paradidactic resource in the teaching of Contemporary History in the series of basic education of the Brazilian education system. This discussion is necessary for the studies on the teaching of History, thus, we resort methodologically to literature review of works from the field of Education, Audiovisual and History Teaching, and the analysis of educational documents, aiming to compose the discussion. Given the advent of the Documentary Revolution originating in the current of the Annales School, began to embrace new documentary genres as sources. With this, the new documents now considered as sources represent an importance for the research work of the History professional. Thus, it can be concluded that, despite the entertainment character that is the main focus of most films, these can be appropriate as resources for teaching and as documentary sources to enrich the study of the history discipline for both students and teachers.
Keywords: Educação
História - Estudo e ensino
Cinema
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6825
Issue Date: 2023
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Ana Julia Martins Gianelli.pdf496.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.