Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6831
metadata.dc.type: Artigo (Trabalho de Graduação)
Title: O uso de Games como recurso didático para o Ensino do Renascimento no Ensino Fundamental : o caso do jogo Assassin's Creed II
Authors: Silva, Nicolas Gabriel Moura da, 2002-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e aprofundar a discussão em torno da incorporação de jogos eletrônicos e videogames como ferramentas de ensino no contexto das salas de aula do ensino fundamental, com um foco específico na exploração do período do Renascimento. Para ilustrar esse conceito, destacamos o renomado jogo Assassin's Creed II, produzido pela Ubisoft Montreal em 2009, como um exemplo notável dessa abordagem pedagógica inovadora. A pesquisa busca abordar o uso de mídias audiovisuais, como videogames, como fontes históricas, ressaltando sua capacidade de envolver os alunos de maneira cativante. Além disso, também se propõe a problematizar esse método, pensando também nas deficiências de tal utilização, tudo isso considerando as perspectivas e críticas de respeitados historiadores e educadores, tais como Circe Bittencourt e Fernando Seffner. O intuito é avaliar a eficácia do uso de videogames como instrumento pedagógico no contexto do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, é destacada a importância do uso de fontes alternativas e inovadoras no aprendizado de préadolescentes do Ensino Fundamental. Enfatizando o emprego de games como uma ferramenta capaz de aprimorar a compreensão de períodos históricos, como o Renascimento. Em última análise, foi buscada uma maneira de contribuir para o avanço de práticas educacionais mais dinâmicas e eficazes, alinhadas às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.
Abstract: This research aims to present and deepen the discussion around the incorporation of electronic games and video games as teaching tools in elementary school classrooms, with a specific focus on exploring the Renaissance period. To illustrate this concept, we highlight the renowned game Assassin's Creed II, produced by Ubisoft Montreal in 2009, as a notable example of this innovative pedagogical approach. The research seeks to address the use of audiovisual media, such as video games, as historical sources, emphasizing their ability to engage students in a captivating and immersive manner. Additionally, it also aims to problematize this method, considering the deficiencies of such usage, taking into account the perspectives and critiques of respected historians and educators, such as Circe Bittencourt and Fernando Seffner. The intention is to evaluate the effectiveness of using video games as pedagogical instruments in the context of elementary education. In this research, the importance of using alternative and innovative sources in the learning process of elementary school pre-adolescents is highlighted. Emphasizing the use of games as a tool to enhance the understanding of historical periods, such as the Renaissance. Ultimately, we sought a way to contribute to the advancement of more dynamic and effective educational practices, aligned with the needs and interests of 21st-century students.
Keywords: Educação
Renascença
Jogos eletrônicos
Videogames
Ensino fundamental
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6831
Issue Date: 2023
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Nicolas Gabriel Moura da Silva.pdf422.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.