Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6835
metadata.dc.type: Artigo (Trabalho de Graduação)
Title: História do ensino de História : o ensino básico de História no período pré e após a Ditadura Civil-Militar Brasileira de 1964-1985
Authors: Kumagae, Maria Eduarda Alvarenga da Silva, 2001-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar e compreender como era o ensino de história e sua trajetória no Brasil para que pudéssemos fazer uma pequena linha do tempo e comparar como a censura estabelecida no período civil-militar impediu os professores de História de exercerem sua atividade profissional com autonomia, o que afetou no ambiente escolar, quais foram as mudanças geradas pela censura e, por fim, analisar como foi a retomada da educação básica de História de forma individual e autônoma, junto com as consequências a curto e longo prazo na educação brasileira e na sociedade do país. Este trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de teses sobre o período ditatorial e livros didáticos da época e atuais, visando um maior entendimento das consequências e esclarecimento dos fatos. Como resultados, pode-se destacar que a censura e o autoritarismo vigentes no período foram um modo de procurar extinguir os estudos sociais, objetivando reduzir o universo de cidadãos pensantes, obtendo-se, assim, maior facilidade de doutrinação.
Abstract: The present research aims to study and understand the history of history teaching and its trajectory in Brazil. We seek to create a brief timeline to compare how the censorship established during the civil-military period prevented History teachers from exercising their professional activities autonomously, impacting the school environment. We also examine the changes generated by censorship and, finally, analyze how the resumption of basic History education occurred individually and autonomously. This includes short and long-term consequences on Brazilian education and society. This work was developed through the study of theses on the dictatorial period, as well as textbooks from that time and current ones, aiming for a better understanding of the consequences and clarification of events. Results highlight that censorship and authoritarianism during that period aimed to suppress social studies, intending to narrow the realm of thinking citizens, thus facilitating indoctrination.
Keywords: Educação
Brasil - História - 1964-1985
História
Censura
Autonomia
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6835
Issue Date: 2023
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Artigo TG Maria Eduarda Alvarenga da Silva Kumagae.pdf618.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.