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dc.contributor.advisorCâmara Neto, Isnard de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorSouza, Brenda Nicoly de, 2002-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T16:16:26Z-
dc.date.available2024-02-08T16:16:26Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6839-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo presente visa a compreensão e a análise da produção artística de Amácio Mazzaropi, e a representação do caipira em face da modernidade, diante do período de euforia ao qual o Brasil presenciava pela ideologia desenvolvimentista, na década de 1950. O caipira de Mazzaropi, desempenha um papel significativo no contexto da indústria cultural brasileira, revelando as contradições subjacentes ao projeto de modernização nacional, traduzindo um imaginário que persistia em emergir, apesar dos padrões de brasilidade que foram cuidadosamente construídos desde o período do Estado Novo. Por isso, buscou-se compreender o cinema de Mazzaropi, frente aos processos de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais sofridas pelo Brasil no contexto de suas produções, buscando abranger as relações simbólicas existentes entre tais transformações e a personagem. Foram analisados dois filmes de Mazzaropi: Sai da Frente e Jeca Tatu, sendo os dois filmes correspondentes a uma faceta entre o crescente processo de modernização, perante a inserção da realidade de um Brasil rural nos debates referentes aos projetos nacionais, e entre o caipira e a dicotomia entre o rural e o urbano. A partir da análise desses filmes, é possível identificar a cultura popular neles retratada, apesar de apresentar uma notável ambiguidade, quando se alterna em diferentes momentos entre a submissão aos valores predominantes e às normas aplicáveis, e a revolta contra esses mesmos princípios. Quanto à metodologia empregada, a pesquisa se concentrou em uma revisão bibliográfica, perante a contextualização temporal das obras Sai da Frente e Jeca Tatu, isto é, no período de predominância da política e da ideologia desenvolvimentista. Assim, o caipira de Mazzaropi representa uma fonte rica de material que encapsula uma visão do Brasil que, simultaneamente, ratifica a consolidação do processo de modernização e industrialização nas cidades em crescimento, ao mesmo tempo em que revela as contradições inerentes a esse projeto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (73 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCaipirapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectMazzaropi, Amácio 1912-1981pt_BR
dc.titleO Jeca Tatu entra em cena : símbolos da modernidade e as representações do caipira no cinema de Mazzaropi na década de 1950pt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dos, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

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