Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6855
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação especial-inclusiva no Ensino Médio : análise das percepções de docentes de uma escola do Vale do Paraíba
Authors: Cintra, Cynthia Esper Corrêa, 1965-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa experiências docentes no Ensino Médio no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência na escola, sob a perspectiva da interseccionalidade. As lacunas presentes no funcionamento e atendimento aos alunos público-alvo da educação especial-inclusiva são evidentes para quem trabalha na educação básica. Esta pesquisa tem como objetivo justamente investigar os desafios enfrentados pelos professores de uma escola de ensino médio na Serra da Mantiqueira no movimento de promoção da inclusão de pessoas com deficiência, na intenção de contribuir para a compreensão do problema abordado e para a construção de ações pedagógicas inclusivas. Foi, portanto, analisado como os docentes têm construído experiências pedagógicas envolvendo pessoas com deficiência, notadamente destacando temáticas como preconceito e exclusão referentes a outros marcadores sociais da diferença. A pesquisa é de abordagem qualitativa, envolvendo levantamento bibliográfico, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam no Ensino Médio. A formação de professores foi abordada acompanhando análises em Tardif, J. Shulman e L. Shulman: já no que concerne ao tema educação especial- inclusiva, buscou-se apoio em Mantoan e Magalhães, e no que se relaciona ao desenvolvimento humano foi buscado apoio em Lev Vigotski. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo sugerida por Maria Laura Franco. A pesquisa revela que os professores entrevistados reconhecem suas limitações na promoção de uma Educação Especial-Inclusiva, acreditam que as práticas e as trocas de informação e experiências com seus pares são o principal recurso que possuem, o que de certa forma é muito positivo no âmbito escolar. No entanto, demonstram falta de formações continuadas direcionadas à temática, ofertadas pela rede de ensino e falta de apoio da gestão escolar. Muitos deles buscaram outras fontes de conhecimento fora da escola para obter maiores informações a respeito do processo de inclusão e da educação especial-inclusiva. A pesquisa também deu origem a uma proposta formativa voltada ao corpo docente da referida escola, que propõe a construção de ações de formação relacionadas à inclusão e à diversidade social.
Abstract: This work analized teaching experiences in High School with regard to the inclusion of students with disabilities at school under the intersectionality perspective. The gaps present in the operation and service to students, the target audience of inclusive education, are evident for those who work in basic education. This research aims to investigate the challenges faced by teachers at a high school in Serra da Mantiqueira to promote the inclusion of people with disabilities, contributing and understanding the approached problem and to construct positive inclusive actions. Therefore, it was examined how teachers have been constructing pedagogical experiences involving disabled people and not letting thematic as prejudice and exclusion referring to other social markers of difference aside. The research has a qualitative approach, involving a bibliographical survey, a quiz and semi-structured interviews with 10 high school teachers. The teacher training was approached following Tardif, J. Shulman and L.Shulman with regard to inclusion special education sought support in E. Mantoan and L. Magalhães and in what relate to human development was searched in Lev Vigotski. The data will be interpreted from the content analysis suggested by Maria Laura Franco. This research discloses that the inerviewed teachers acknowledge their own limitations in the promotion of a inclusion special education, they believe that the practices, information exchanges and pairs experiences are the main resource they have, what somehow is really positive in the school sphere. However, they show lack of continuated information directed to the theme, given by the educational network and lack of support from the school management. Many of them seek others knowledge sources outside school to obtain bigger information about the inclusion process and the inclusion special education. This research also gave birth to a training proposal aimed to faculty of the mentioned school, that proposes a training action construction related to inclusion and social diversity.
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6855
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Cynthia Esper Correa Cintra.pdf990.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.