Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6861
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A leitura de fábulas para o exercício de reflexão crítica de valores : uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental
Authors: Benchimol, Geisa Moreira Regazzi Gerk, 1981-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa tem como tema as práticas de leitura reflexiva do gênero fábula, enquanto instrumentos que sirvam para apoiar a aprendizagem de conhecimentos disciplinares, a apropriação dos valores ético-morais, bem como estimular o desenvolvimento da capacidade de interpretar textos do gênero e fazer inferências. O problema que motivou a pesquisa foi a necessidade de trabalhar com práticas de leitura que não só estimulem as estruturas do pensamento lógico, mas também proporcionem aos alunos a possibilidade de assimilar ativamente os valores éticos e morais, primordialmente, os valores fundamentais que são a base da constituição de uma sociedade humanizada. O objetivo da pesquisa é apresentar uma proposta reflexiva de leitura de fábulas para ser desenvolvida em rodas de leitura, com alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, visando à discussão sobre valores para a constituição de uma sociedade mais humana. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Foram selecionadas fábulas clássicas de Esopo (séc. VI a.C), Fedro (séc. I d.C), Jean de La Fontaine (séc. XVII) e algumas de suas versões produzidas por Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A fundamentação teórica se baseia na concepção bakhtiniana de linguagem, particularmente no conceito de gênero discursivo e na propriedade dialógica da linguagem, nos estudos sobre o gênero discursivo fábula e na concepção sociocognitiva de leitura. Tomando como base o referencial teórico, apresentamos as atividades e os procedimentos de leitura de XX fábulas. Os resultados mostraram que o gênero discursivo fábula é, em sua essência dialógica, um texto convidativo e que pode estimular o leitor a partir das inferências e da análise crítica do ensinamento ali contido, das ações das personagens transpostas para situações humanas, em diálogo com o contexto de produção das fábulas – algumas produzidas há séculos – e em diálogo com o contexto sócio-histórico atual em que os alunos estão inseridos. A concepção sociocognitiva de leitura e a abordagem reflexiva, crítica e dialógica das virtudes ou defeitos de caráter ressaltados pelas fábulas escolhidas podem servir para estimular o desenvolvimento cognitivo e ético-moral dos estudantes. O papel do professor na mediação das interpretações é primordial para que cada um e todos os alunos tornem-se capazes de pensar e dialogar responsivamente com os outros nas atividades propostas. Espera-se que o desenvolvimento desta proposta, que também pode se aplicar a outras fábulas, contribua para que os estudantes atuem com liberdade para a construção das bases sociopolíticas, econômicas e culturais de uma sociedade igualitária e democrática. 17
Abstract: This research has as it theme the practices of reflective reading of the fable genre, as, instruments that serve to support the learning of disciplinary knowledge, the appropriation of ethical and moral values, as well as stimulate the development of the ability to interpret and make inferences. The problem that motivated the research was the need to work with reading practices that not only stimulate the structures of logical thought, but also provide students with the possibility of actively assimilating ethical and moral values, primarily, the fundamental values that are the basis of the constitution of a humanized society. The goal of the research is to present a reflective proposal for reading fables to be developed in reading circles, with students of the 90th year of Elementary School, aiming to discuss values for the constitution of a more humane society. The classic fables were selected of Aesop (5th century BC), Phaedrus (1st century AD), Jean de La Fontaine (17th century) and some of their versions produced by Monteiro Lobato and Millôr Fernandes. The theoretical foundation is based on the Bakhtinian conception of language, particularly on the concept of discursive genre and the dialogical property of language, on studies on the fable discursive genre and on the sociocognitive conception of reading. Based on the theoretical framework, we present the activities and procedures for reading XX fables. The results showed that the discursive genre fable is, in its dialogical essence, an inviting text that stimulates the reader, through inferences and critical analysis of the teaching contained therein, the actions of the characters transposed to human situations, in dialogue with the production context of the fables – some produced for centuries – and in dialogue with the current socio-historical context in which the students are inserted. The sociocognitive conception of reading and the reflective, critical and dialogical approach to the virtues or defects of character highlighted by the chosen fables can serve to stimulate the students' cognitive and ethical-moral development. The teacher's role in mediating interpretations is essential for each and every student to become capable of thinking and dialoguing responsively with others in the proposed activities. It is hoped that the development of this proposal, which can also be applied to other fables, will help students to act with freedom to build the socio-political, economic and cultural foundations of an egalitarian and democratic society.
Keywords: Fábulas
Teoria social cognitiva
Leitura
Ensino fundamental
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6861
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Final - Geisa Moreira Regazzi Gerk Benchimol.pdf822.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.