Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6864
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise do material didático do portal de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos Habilite-se Já, voltado para militares do Exército Brasileiro que estão em busca de certificação em Língua Inglesa
Authors: Silva, Jaqueline Melo, 1990-
Abstract: Resumo: Essa dissertação analisou o material didático do portal de cursos on-line e assíncronos de Língua Inglesa para Fins Específicos chamado Habilite-se Já, direcionado aos militares do Exército Brasileiro que buscam credenciamento linguístico por meio de exames de proficiência aplicados pelo Centro de Idiomas do Exército (CIDEX). O problema de pesquisa foi identificado como a falta de embasamento teórico no desenvolvimento do material didático do portal. O objetivo geral do estudo foi analisar o portal Habilite-se Já à luz de teorias que embasam o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Línguas para Fins Específicos, com o intuito de compreender suas potencialidades e limitações. A pesquisa baseou-se teoricamente em estudos sobre Filosofia da Educação, tendências pedagógicas, métodos e abordagens utilizados no ensino de línguas, além da abordagem de ensino de Línguas para Fins Específicos e desenvolvimento de materiais didáticos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa do tipo documental, em que o documento analisado foi material didático utilizado no portal Habilite-se Já. Os resultados revelaram diversas potencialidades e limitações do portal. Entre as características identificadas, destacou-se o viés Filosófico Reprodutivista, que se mostrou eficaz para a reprodução do modelo de prova estabelecido. Além disso, as tendências pedagógicas Liberal Tradicional e Liberal Tecnicista presentes no material didático estavam alinhadas com o objetivo central do portal, que é preparar os alunos para os exames de proficiência. No entanto, algumas limitações foram identificadas, como a ausência de reflexão sobre questões sociais e estímulo à participação ativa dos alunos durante as videoaulas. Com base nos resultados, sugere-se que pesquisas futuras realizem uma análise de necessidades mais abrangente, incluindo entrevistas com os alunos, para melhor compreender seus objetivos, em termos de necessidades, lacunas e desejos. Além disso, é recomendável considerar mudanças e adaptações no portal com base na utilização da abordagem LinFE. Em suma, este estudo contribui para a melhoria do portal Habilite-se Já, tendo o potencial de impactar muitos militares que estão em busca da certificação em Língua Inglesa. Além disso, colabora com o trabalho de professores de Língua Inglesa que precisam desenvolver, avaliar ou selecionar materiais didáticos voltados para o Ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos.
Abstract: This research analyzed the teaching material of the online and asynchronous English for Specific Purposes course platform called "Habilite-se Já", which was designed specifically for members of the Brazilian Army seeking linguistic accreditation through proficiency exams administered by the Army Language Center (CIDEX). The research problem was identified as the lack of appropriate theoretical foundations in the development of the teaching material of the platform. The overall objective of the study was to analyze the "Habilite-se Já" platform in light of theories that support the development of materials for teaching English for Specific Purposes, with the aim of understanding its strengths and constraints. The research was theoretically based on studies on Philosophy of Education, pedagogical trends, methods and approaches used in language teaching, as well as the approach to teaching English for Specific Purposes and development of teaching materials. The study adopted a qualitative documental approach, in which the analyzed document was the teaching material used in the "Habilite-se Já" platform. The results revealed various strengths and constraints of the platform. Among the characteristics identified, the Reproductive Philosophical bias stood out, which proved to be effective in reproducing the exam model. Furthermore, the Traditional Liberal and Technicist Liberal pedagogical trends present in the teaching material were aligned with the main objective of the platform, which is to prepare students for proficiency exams. However, some constraints were identified, such as the lack of reflection on social issues and limited encouragement of active student participation. Based on the results, it is suggested that future research carry out a more comprehensive needs analysis, including interviews with students to better understand their goals, in terms of needs, lacks and wants. Additionally, it is recommended to consider some changes and adaptations in the platform based on the use of the ESP approach. In summary, this study contributes to the improvement of the "Habilite-se Já" platform, with the potential to impact many servicemen and servicewomen who are seeking certification in the English language. Moreover, it collaborates with the work of English language teachers who need to develop, evaluate, or select instructional materials for teaching English for Specific Purposes.
Keywords: Militares - Inglês
Material didático
Exame de proficiência
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6864
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Final - Jaqueline Melo Silva.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.