Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6865
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Curriculo em ação de inglês do 6 º ano : uma análise pela perspectiva da linguagem emancipatória
Authors: Fumachi, Margite, F976
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como tema as propostas pedagógicas de Língua Inglesa do material didático Currículo em Ação, Volumes 1 e 2, precisamente no sexto ano no Ensino Fundamental II. O referido livro didático foi elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e está em uso nas escolas da Rede Municipal desde 2020. O material pedagógico era novo e foi empregado em uma escola pública em um bairro periférico; havia, então, a preocupação em relação à linguagem que permearia as atividades propostas. Nesse aspecto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se (e como) as propostas pedagógicas fomentariam situações de aprendizagem pelo viés da educação emancipatória, que enaltece os conhecimentos advindos dos alunos e construídos no percurso escolar. Os objetivos específicos visaram à elaboração do conceito de linguagens emancipatórias com a finalidade de analisar se (e como) as propostas pedagógicas apresentadas no livro didático retratam as características dessa linguagem. Para tanto, as seguintes perguntas guiaram este trabalho: 1) Quais características da Linguagem Emancipatória?; 2) As propostas pedagógicas do material didático Currículo em Ação são permeadas pela linguagem emancipatória? De que forma?; 3) Como as formas de contemplar o mundo, baseadas nas linguagens emancipatórias, são apresentadas no novo material didático? A identificação de propostas pedagógicas pela perspectiva da linguagem emancipatória articula-se a um universo temático e vocabular relacionado à vida cotidiana dos alunos e do grupo social a que eles pertencem, trazendo a vivência discente para dentro da sala de aula. Os pressupostos teóricos em que a pesquisa se baseia são a educação emancipatória de Paulo Freire (1979, 1987, 1996, 2002, 2015) e o conceito de patrimônio vivencial de Megale e Liberali (2020). Freire (1987, 1996) entende a educação emancipatória com características que objetivam a conscientização dos educandos, pautada no diálogo, na reflexão e na transformação. Megale e Liberali (2020) apresentam o conceito de patrimônio vivencial como junção dos patrimônios de conhecimento e de identidade ao conceito de perijivanie, que abrange a experiência emocional, característica essencial para compreender a psicologia humana. O conceito de linguagem emancipatória abrange a visão da educação emancipatória freiriana que tem três momentos dialéticos entrelaçados: a investigação temática, a tematização e a problematização. Esta é uma pesquisa documental, de cunho qualitativo e interpretativo cujo procedimentos metodológicos foram a seleção das propostas pedagógicas dos Volumes 1 e 2 do recurso didático Currículo em Ação e análise das propostas de modo qualitativo e interpretativo a partir das concepções teóricas estabelecidas com base na fundamentação teórica da linguagem emancipatória. A análise dos dados indica que a maior parte das propostas pedagógicas evidenciada é permeada pela linguagem emancipadora, que dispõe de conteúdos e temas com enfoque reflexivo, bem como enunciados que oportunizem o diálogo e a diversidade de imagens. Destarte, os resultados deste estudo iluminam a importância da linguagem emancipatória nos materiais didáticos, assim como em tudo que envolve o contexto escolar, de modo a oportunizar aos alunos formas de intervir no mundo em que vivem.
Abstract: This research has as its theme the evaluation of the pedagogical proposals of the English Language, of the didactic material ‘Currículo em Ação’, from Volumes 1 and 2, precisely, in the sixth year of Elementary School II. The said textbook was prepared and distributed by the Department of Education of the State of São Paulo and has been in use in schools in the Municipal Network since 2020. The pedagogical material is new and was used in a public school in a peripheral neighborhood; there was, then, the concern in relation to the language, which permeates the proposed activities. In this regard, the general objective of this research is to analyze whether the pedagogical proposals foster learning situations, through the bias of emancipatory education, which enhances the knowledge arising from students and built in the school path. The specific objectives aim at the elaboration of the concept of emancipatory languages, with the purpose of analyzing whether (and how) the pedagogical proposals presented in the textbook portray the characteristics of this language. Therefore, the following issues guide this work: 1) What are the characteristics of the Emancipatory Language?; 2) Are the pedagogical proposals of the curriculum in action permeated by emancipatory language? In what way?; and, 3) How are the ways of contemplating the world, based on emancipatory languages, presented in the new didactic material? Thus, there is a proper hypothesis, in the identification of pedagogical proposals from the perspective of emancipatory language, in which it is articulated to a thematic and vocabulary universe, related to the daily life of students and the social group to which they belong, bringing the student experience into the classroom. The theoretical assumptions on which the research is based are the emancipatory education of Paulo Freire (1979, 1987, 1996, 2002, 2015) and the concept of experiential heritage of Megale and Liberali (2020). Within the methodology used and the content researched, it is understood that Freire (1987, 1996) understands emancipatory education with characteristics that aim at raising awareness among students, based on dialogue, reflection and transformation. Megale and Liberali (2020) present the concept of experiential heritage as a combination of knowledge and identity heritage with the concept of perijivanie, which encompasses emotional experience, an essential characteristic for understanding human psychology. The concept of emancipatory language encompasses the vision of emancipatory education, which goes through several processes within teaching. Thus, it is possible to understand that this is documentary research, of a qualitative and interpretative nature, whose methodological procedures were both the selection of the pedagogical proposals of Volumes 1 and 2 of the didactic resource Currículo em Ação, as well as the analysis of the proposals, in a qualitative and interpretative way, from the established theoretical conceptions, based on the theoretical foundation of the emancipatory language. Data analysis indicates, in the final considerations, that most of the pedagogical proposals are permeated by emancipatory language, which has contents and themes with a reflective focus, as well as statements that provide opportunities for dialogue and the diversity of images. Thus, the results of this study illuminate the importance of emancipatory language in teaching materials, as well as in everything that involves the school context, to provide students with ways to intervene in the world in which they live.
Keywords: Livros didáticos
Língua inglesa
Linguagem
Currículos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6865
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Final - Margite Fumachi.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.