Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
Authors: Cimatti, Daniel, 1981-
Abstract: Resumo: Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi um homem de ideias plurais que dedicou sua vida e sua obra à construção de uma educação libertadora, que permitisse a homens e mulheres aprender, ensinar, sonhar, agir, esperançar. Na perspectiva decolonial, versando sobre a produção de saberes dos ditos subalternos, pretendeu-se aprofundar a pesquisa sobre a relevância das obras de Paulo Freire, principalmente tratando-se da circulação das ideias sobre educação crítico-social emancipadora e como suas ideias foram apropriadas nesta perspectiva. Nesta pesquisa buscou-se compreender de que forma as ideias presentes nos textos de Paulo Freire circularam no mundo e de que modo essa circulação de ideias conjuga com os estudos decoloniais desenvolvidos posteriormente. Este estudo buscou investigar, por meio da percepção de intelectuais na área da Educação como as ideias de Paulo Freire circularam e foram apropriadas academicamente a partir da perspectiva teórica decolonial. Esta é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de produção de dados a realização de entrevista de história oral de vida, de modo a relacionar as experiências pessoais e profissionais às escolhas temáticas e práticas docentes. A coleta de dados se deu por meio de entrevista audiovisual de forma virtual e de análise documental. Foi realizada uma entrevista com uma pesquisadora e docente universitária do Brasil tendo como critério a sua aproximação com a obra de Paulo Freire e o locus territorial, considerando-se a nacionalidade do autor. Com relação à análise documental, foi pesquisado em bancos de dados menções às obras do educador Paulo Freire, títulos concedidos e homenagens. Foram pesquisados também eventos realizados em sua homenagem, principalmente relacionados ao centenário de Paulo Freire, que motivaram debates sobre seu legado e relevância para a educação. Concluiu-se que a produção do educador tem significativa projeção internacional, principalmente a partir de sua obra "Pedagogia do Oprimido", no entanto, com relação à distribuição da circulação de suas ideias a partir da perspectiva do locus geográfico verificou-se que há uma concentração na Europa e na América. Considerando o tema proposto para este estudo, a circulação das ideias de Paulo Freire adequar-se à proposta de uma pedagogia decolonial, não foi possível afirmar de forma categórica a direta associação entre os conceitos, porém ficou evidente que possuem mais confluências do que divergências.
Abstract: Paulo Freire, patron of Brazilian education, was a man of plural ideas who dedicated his life and work to the construction of a liberating education that allowed men and women to learn, teach, dream, act, and hope. From a decolonial perspective, dealing with the production of knowledge of the so-called subalterns, we intend to deepen the research on the relevance of Paulo Freire's works, especially when it comes to the circulation of ideas about critical-social emancipatory education and how his ideas were appropriated in this perspective. This research sought to understand how the ideas present in Paulo Freire's texts circulated in the world and in what way this circulation of ideas connects with the decolonial studies developed later. This study sought to investigate, through the perception of intellectuals in the field of Education, how Paulo Freire's ideas circulated and were academically appropriated from a decolonial theoretical perspective. This is an applied research of qualitative approach, having as procedures of data production the conduction of oral life history interviews, in order to relate personal and professional experiences to the thematic choices and teaching practices. The data collection was done by means of a virtual audiovisual interview and document analysis. A researcher and university professor from Brazil was interviewed, using as criteria her proximity to Paulo Freire's work and the territorial locus, considering the author's nationality. Regarding the documental analysis, we searched databases for mentions of Paulo Freire's works, titles and tributes. Events held in his honor were also researched, mainly those related to Paulo Freire's centennial, which motivated debates about his legacy and relevance for education. It was concluded that the educator's production has a significant international projection, especially after his work "Pedagogy of the Oppressed"; however, regarding the distribution of the circulation of his ideas from the perspective of the geographical locus, it was found that there is a concentration in Europe and America. Considering the theme proposed for this study, the circulation of Paulo Freire's ideas to fit the proposal of a decolonial pedagogy, it was not possible to categorically affirm the direct association between the concepts, but it was evident that they have more confluences than divergences.
Keywords: Desenvolvimento humano
Decolonialidade
Intelectuais
Freire, Paulo, 1921-1997
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Daniel Cimatti.pdf775.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.