Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
Authors: Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
Abstract: Resumo: Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, área de concentração: Formação de Professores para a Educação Básica e linha de pesquisa: Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, teve por objetivo estudar as práticas educativas de professores de 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto, mediado por tecnologia, relacionado ao período de pandemia da Covid-19. Traçou-se, também, um perfil sociodemográfico desses professores e compreendeu-se a reflexão e a análise que eles fazem sobre as práticas pedagógicas e os saberes docentes adotados nesse período de Ensino Remoto Emergencial. De abordagem qualitativa, esta pesquisa teve como participantes 21 professores de 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas particulares de uma cidade da região do Vale do Paraíba paulista que utilizaram ferramentas da Google For Education na estruturação do ensino remoto. O critério para a participação foi a adesão ao convite. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada individual, aplicados de forma online. Os dados advindos do questionário foram tratados por meio da análise descritiva. As entrevistas foram transcritas e tratadas inicialmente pelo software Iramuteq. Após esse momento, os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e triangulados, considerando o referencial teórico e o contexto de pesquisa. Os resultados apontaram que houve um desgaste da relação professor, aluno e família, durante o período de ensino remoto emergencial, e que houve uma desmistificação da tecnologia à educação, que não foi a protagonista do processo educativo, mas as relações humanas que se estabeleceram. Ainda que a tecnologia seja vista como inevitável, na educação, a partir da experiência vivida, ela passou a ser intencional, suscetível ao crivo do professor. Também se constatou que, devido à dificuldade de se manter a atenção e a participação do aluno em aula remota, síncrona e assíncrona, e da perda socioemocional causada pelo distanciamento entre colegas, o ensino remoto emergencial para alunos de 4º e 5º ano apresentou-se deficitário. As boas práticas, no ensino remoto emergencial, observadas, nas experiências dos participantes da pesquisa, foram compartilhadas com a comunidade a partir de um e-book.
Abstract: This work, linked to the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté, concentration area: Teacher Training for Basic Education and line of research: Teacher Training and Professional Development, aimed to study the educational practices of 4th and 5th year teachers, from Elementary School, during remote teaching, mediated by technology, related to the period of the Covid-19 pandemic. A sociodemographic profile of these teachers was also drawn and the reflection and analysis that they make on the pedagogical practices and teaching knowledge adopted in this period of Emergency Remote Teaching was understood. Using a qualitative approach, this research had as participants 21 teachers from the 4th and 5th grade of elementary school in private schools in a city in the Vale do Paraíba region of São Paulo who used Google For Education tools in structuring remote teaching. The criterion for participation was adherence to the invitation. The questionnaire and the individual semi-structured interview, applied online, were used as instruments for data collection. The data from the questionnaire were treated through descriptive analysis. The interviews were transcribed and initially processed using the Iramuteq software. After this moment, the data were analyzed using Content Analysis and triangulated considering the theoretical framework and the research context. The results showed that there was an erosion of the teacher, student and family relationship during the emergency remote teaching period and that there was a demystification of technology and education, which was not the protagonist of the educational process, but the human relationships that were established. Although technology is seen as inevitable in education, from the lived experience, it has become intentional, susceptible to the teacher's scrutiny. It was also found that, due to the difficulty of maintaining student attention and participation in a remote, synchronous and asynchronous class, and the socio-emotional loss caused by the distance between colleagues, emergency remote teaching for 4th and 5th grade students presented if deficit. Good practices in emergency remote teaching, observed in the experiences of the research participants, were shared with the community through an e-book.
Keywords: Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
Ensino remoto
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Juliano Ferri de Abreu e Silva.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.