Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
Authors: Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
Abstract: Resumo: A presente dissertação tem como linha de pesquisa a Formação Docente e Desenvolvimento Profissional. Sua área de concentração é a formação docente para a Educação Básica. De abordagem qualitativa, essa pesquisa busca responder as seguintes questões: Qual a importância da formação continuada e em serviço, oportunizada aos professores da Educação Básica na rede de ensino pública estadual? O que dizem os professores sobre as efetivas contribuições da formação continuada na prática de ensino? O objetivo geral da presente pesquisa é: identificar em quais condições há eficácia nos programas de formação continuada em serviço, de modo a causar impactos e possíveis mudanças na prática de ensino dos professores no ensino público. A metodologia versa numa pesquisa de campo, exploratória e descritiva. Foram convidados a participar da pesquisa 15 professores, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, numa escola da rede pública estadual, situada no interior do Vale do Paraíba -SP. Para coleta de dados foram utilizados o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, devidamente orientados e agendados previamente à aplicação dos mesmos. As entrevistas seguiram um roteiro pré-estabelecido, foram gravadas por meio de áudio e transcritas para posterior análise. A análise de conteúdo atende às orientações prescritas por Bardin (2020). Espera-se contribuir com a comunidade acadêmica acerca da importância dos momentos de formação continuada visando ao desenvolvimento profissional, ressaltando o valor do espaço escolar como contexto de formação. Como produto técnico, pretende-se propor o delineamento de um plano de formação continuada, a ser desenvolvido em serviço, pautado nas necessidades formativas identificadas nesse estudo e voltado aos professores que atuam no ensino fundamental - anos finais, a fim de promover o aperfeiçoamento profissional e contribuir com a prática de ensino. Ao final desse estudo, espera-se aproximar os conhecimentos produzidos do campo profissional, criar condições favoráveis para a melhoria da qualidade da prática pedagógica na Educação Básica e estimular novos programas de formação continuada em serviço.
Abstract: The reseach line of this presente paper is the Teaching Profesional Development. Its centered area is the shaping of teaching which is to be used in the Basic Education. From a qualitative approach, this paper seek for the answers to the following questions: which is the importance of this continued formation during the work period that has been offered to the teachers of Basic Education in the public net of state teaching? What has been said by the teachers about the effective contributions of this continued formation in their own practice of teaching? The overall objective of this presente research is: to identify in which conditions there really is an efficiecy on these programs of continued formation meantime their real work as to cause any impact and possible changings in the practice of teaching of the teachers in public schools. Methodology used was an exploitation and discriptional survey. Fifteen teachers were invited to take part of it, who work at the final years of the Basic Education ; or Middle School , in a public net of state school in some hometown parts of Vale do Paraíba-S.P. State. A social demographic questionary was used in order to collect data altogether a semistructured interview both properly guided and scheduled for its application.A pre-script was followed in the interview which have been taped as well as written for further analysis. The content analysis is in accordance with Bardin's prescribed orientations (2020). A contribution to the academic Community about the relevance of the continued formation is expected; which target is the professional development, highlighting the school space as a formational contextualization. As a technical product, a design of a formational continued education is proposed to be developed during the work, based on the necessity of the formational continued education identified in this paper that is to help teachers who work at these final years of secondary school, thus promoting their professional practice and also their improvement. By the final of this research, approximation of the knowlege collected plus propicious conditions for the improvement of quality in the pedagogical practice in the Basic Education and encouragement to new programs of continued formation during the work are expected.
Keywords: Formação continuada
Professores - Formação
Ensino fundamental
Desenvolvimento profissional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Marcos Vinicius Ferraz Mayela Querido.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.