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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O gênero propaganda nos livros didáticos : uma análise crítica a partir das concepções bakhtinianas
Authors: Mota, Hugo Análio da
Abstract: Resumo: Focaliza-se, nesta dissertação, a discussão de como o gênero discursivo propaganda é trabalhado nos livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens, a partir de um olhar bakhtiniano. A coleção é direcionada à disciplina de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental do 6* ao 9* ano e utilizada na rede pública do município de Passa Quatro/MG. O gênero discursivo propaganda circula em todos os meios de comunicação. Por isso, entende-se a necessidade de estudar este gênero no contexto escolar de acordo com recursos disponíveis ao aluno, tornando o livro didático objeto de análise. Tal interesse foi o que motivou o desenvolvimento da pesquisa. Portanto, o objetivo deste estudo é levantar e discutir como o gênero discursivo propaganda é trabalhado nos livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens com intuito de indicar caminhos que possam contribuir para a melhoria da abordagem desse gênero. A pesquisa baseia-se nas concepções teóricas desenvolvidas por Bakhtin (2016), Castells (1999) e Lévy (1999). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, de dois tipos: bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram os livros da coleção Tecendo Linguagens trabalham com o tema publicidade, mas sem deixarem claro que ele pertence à categoria de gênero discursivo. O aluno é instigado a pensar sobre a relação propaganda e consumo, mas essa relação ainda é afastada de sua realidade ao não mencionar as redes sociais e outros meios de contato com esse gênero. Conclui-se que o gênero discursivo propaganda, portanto, é um gênero amplo que sofre mudanças significativas dependendo do meio em que é veiculado, transformações essas que não foram abordadas nos capítulos da coleção Tecendo Linguagens. Os livros se restringem a análises interpretativas de propagandas com temas sociais e, na maioria das vezes, veiculadas em formato impresso. A implicação deste estudo é contribuir para que professores e outros envolvidos na comunidade escolar entendam que as abordagens sobre o gênero discursivo propaganda precisam acompanhar a evolução da publicidade ao longo dos anos e, com isso dialogar, com a realidade do aluno.
Abstract: This dissertation focuses on the discussion of how the discursive genre propaganda is worked on in the textbooks of the Tecendo Linguagens collection, from a Bakhtinian point of view. The collection is directed to the subject of Portuguese Language for Elementary Education from 6th to 9th grade and used in the public network of the city of Passa Quatro/MG. The discursive genre propaganda circulates in all media. Therefore, it is understood the need to study this genre in the school context according to the resources available to the student, making the textbook an object of analysis. Such interest was what motivated the development of the research. Therefore, the objective of this study is to raise and discuss how the discursive genre propaganda is worked in the textbooks of the collection Tecendo Linguagens in order to indicate ways that can contribute to the improvement of the approach of this genre. The research is based on the theoretical concepts developed by Bakhtin (2016), Castells (1999) and Lévy (1999). The methodology used is of a qualitative nature, of two types: bibliographical and documental. The results showed that the Tecendo Linguagens book deal with the advertising theme, but without making it clear that it belongs to the discursive genre category. The student is encouraged to think about the relationship between advertising and consumption, but this relationship is still removed from his reality by not mentioning social networks and other means of contact with this genre. It is concluded that the discursive genre advertising, therefore, is a broad genre that undergoes significant changes depending on the medium in which it is conveyed, transformations that were not addressed in the chapters of the Tecendo Linguagens collection. The books are restricted to interpretive analyzes of advertisements with social themes and, most of the time, published in printed format. The implication of this study is to help teachers and others involved in the school community understand that approaches to the discursive genre of advertising need to follow the evolution of advertising over the years and, with that, dialogue with the student's reality.
Keywords: Gênero discursivo
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6874
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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