Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6878
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Boas práticas de professores de 5º ano : um olhar para as dificuldades das crianças não alfabéticas
Authors: Santos, Fernanda Macedo Costa dos, 1978-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa pertence à área de pesquisa e de Formação de Professores para a Educação Básica, linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional. O objetivo foi investigar boas práticas de professores experientes do 5º ano da Educação básica no atendimento a seus estudantes ainda não alfabéticos. Tais professoras apresentaram práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas, em suas salas de aula, que não se revelam no cotidiano escolar. Pretendeu-se conhecer as metodologias apresentadas e, por meio dos relatos e observações, evidenciar as práticas pedagógicas positivas apresentadas por esses professores, que favorecem o aprendizado de seus estudantes que chegaram ao 5º ano ainda não alfabéticos e precisam consolidar alfabetização, a construção da leitura e da escrita fluentes. Buscou saber sobre a constituição dos saberes desses docentes, como se desenvolvem, sua formação, a constituição dos processos de aprendizagem de seus estudantes e que ações pedagógicas mobilizaram para alcançar seus objetivos de ensino. A investigação de natureza qualitativa, realizada, no ano letivo de 2022, em duas escolas públicas de um município do Vale do Paraíba Paulista, teve como participantes cinco professoras com experiência de cinco anos ou mais no trabalho de alfabetização, nos anos iniciais, em especial no 5º ano. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: questionário on-line a fim de encontrar professores com experiência docente mínima de cinco anos, no 5º ano, que tivessem em suas salas de aula estudantes não alfabéticos e que aceitassem participar nas entrevistas reflexivas, relatando suas experiências e vivências. As cinco professoras concederam as entrevistas que, após serem transcritas, foram submetidas à análise das próprias professoras a fim de que acrescentassem ou retirassem alguma informação. Realizaram-se também oito observações, em duas salas de aula das professoras que consentiram o ingresso da pesquisadora, a fim de conhecer suas práticas. Durante as observações, em campo, foi possível observar algumas práticas e saberes relatados, durante as entrevistas com foco na leitura e na escrita, como esses professores se dirigiam aos seus estudantes, como elaboravam suas rotinas de trabalho, como planejavam suas atividades, como organizavam suas estratégias de ensino para seus estudantes. Por meio da análise, foi possível perceber que essas professoras apresentaram boas práticas de ensino pois: primeiramente, por serem comprometidas com sua profissão, procuravam atender seus estudantes em sua totalidade, são pacientes, buscam formação além das ofertadas pela rede municipal, buscam alternativas de ensino para gerar aprendizagem, têm um bom relacionamento com seus pares de trabalho. Observou-se ainda que, por mais experientes que essas professoras sejam em suas práticas, o retorno pós ensino remoto evidenciou que as dificuldades dos estudantes aumentaram, bem como suas angústias, preocupações, anseios e a busca por outras estratégias de ensino, aprimoramento de suas práticas para o aprendizado desses estudantes fez com que essas docentes se superassem, organizassem suas aulas com estratégias focadas na atenção da aprendizagem com esses estudantes. O apoio e a colaboração das experiências compartilhadas com seus colegas foram um diferencial. As boas práticas de ensino apresentadas serão evidenciadas por meio de um compêndio em formato de E-book com alguns exemplos das práticas de ensino apresentadas ao final do processo da pesquisa, a fim de inspirar outros professores.
Abstract: This research belongs to the area of research and Teacher Training for Basic Education, line of research Teacher Training and Professional Development and aimed to investigate good practices of experienced teachers of the 5th year of Basic Education in serving their students not yet alphabetic. These teachers presented pedagogical practices considered successful in their classrooms, which are not revealed in the daily school life. It was intended to know the methodologies presented and, through the reports and observations, evidence the positive pedagogical practices presented by these teachers, who favor the learning of their students who have reached the 5th year not yet alphabetic and need to consolidate literacy, the construction of fluent reading and writing. It sought to know about the constitution of the knowledge of these teachers, how they develop, their formation, the constitution of the learning processes of their students and what pedagogical actions mobilized to achieve their teaching objectives. The qualitative investigation, carried out in the 2022 school year in two public schools in a municipality in the Paraíba Paulista Valley, had as participants five teachers with experience of five years or more in literacy work, in the initial years, especially in the 5th grade. The following instruments were used: online questionnaire in order to find teachers with at least five years of teaching experience, in the 5th year, who had non-alphabetic students in their classrooms and who agreed to participate in reflective interviews, reporting their experiences and experiences. The five teachers granted the interviews that, after being transcribed, were submitted to the analysis of the teachers themselves in order to add or remove some information. Eight observations were also made in two classrooms of the teachers who consented to the researcher's entry, in order to know their practices. During the observations, in the field, it was possible to observe some practices and knowledge reported, during the interviews focusing on reading and writing, how these teachers addressed their students, how they elaborated their work routines, how they planned their activities, how they organized their teaching strategies for their students. Through the analysis, it was possible to perceive that these teachers presented good teaching practices because: firstly, because they are committed to their profession, they sought to serve their students in their entirety, they are patients, they seek training beyond those offered by the municipal network, they seek teaching alternatives to generate learning, they have a good relationship with their work peers. It was also observed that, no matter how experienced these teachers are in their practices, the return after remote teaching evidenced that the difficulties of the students increased, as well as their anguish, concerns, anxieties and the search for other teaching strategies, improvement of their practices for the learning of these students made these teachers overcome, organize their classes with strategies focused on the attention of learning with these students. The support and collaboration of the experiences shared with his colleagues were a differential. The good teaching practices presented will be evidenced through a compendium in E-book format with some examples of the teaching practices presented at the end of the research process, in order to inspire other teachers.
Keywords: Prática docente
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6878
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Fernanda Macedo Costa dos Santos.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.