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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Estudo sobre as políticas públicas de fomento ao empreendedorismo
Authors: Vanone, Giovane Bruno Machado, 2001-
Abstract: Resumo: Mais do que nunca, o empreendedorismo é tema central nas discussões econômicas em função da sua capacidade de gerar emprego e renda, uma vez que as pequenas empresas são responsáveis por 65% dos novos empregos, considerando os últimos anos. No Brasil em 2022, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), detectou que a maior parte da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo. O empreendedorismo é um termo que circula pela mídia brasileira e é constante nos discursos políticos, demonstrando sua importância para o desenvolvimento econômico, seja gerando e mantendo empregos, expandindo a atividade econômica, inovando e criando novos produtos, processos ou mercados, sendo nesse contexto, relevante no processo de desenvolvimento econômico de um país. O trabalho teve por objetivo discutir sobre a importância da atuação do poder público como fomentador a atividade empreendedora no Brasil. Realizou-se pesquisa bibliográfica descritiva sobre a importância de se desenvolver políticas públicas para o empreendedorismo para evidenciar o bom desempenho dos pequenos negócios na economia brasileira bem como fomentar a melhoria do ambiente de negócios, independente do tamanho, setor, local, todas as empresas, para minimizar obstáculos no caminho. Como não existe uma política pública nacional de fomento ao empreendedorismo, fica a critério de cada nível de governo, a construção de políticas públicas para fomentar a atividade empreendedora. Dessa forma, concluiu-se que as políticas públicas de fomento ao empreendedorismo quando aplicadas de maneira eficaz por meio de instituições, governo federal ou estadual retratam a necessidade de apoio por parte dos empreendedores são de suma importância para o processo de iniciação, consolidação ou expansão.
Abstract: More than ever, entrepreneurship is a central topic in economic discussions due to its ability to generate employment and income, since small businesses are responsible for 65% of new jobs, considering recent years. In Brazil in 2022, the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) survey detected that the majority of the adult Brazilian population is involved in entrepreneurship. Entrepreneurship is a term that circulates in the Brazilian media and is constant in political discourses, demonstrating its importance for economic development, whether generating and maintaining jobs, expanding economic activity, innovating and creating new products, processes or markets, in this context, relevant in the economic development process of a country. The objective of the work was to discuss the importance of the role of public authorities in promoting entrepreneurial activity in Brazil. Descriptive bibliographical research was carried out on the importance of developing public policies for entrepreneurship to highlight the good performance of small businesses in the Brazilian economy as well as encourage the improvement of the business environment, regardless of size, sector, location, all companies, to minimize obstacles in the way. As there is no national public policy to promote entrepreneurship, it is up to each level of government to construct public policies to encourage entrepreneurial activity. Thus, it was concluded that public policies to promote entrepreneurship, when applied effectively through institutions, federal or state governments, portray the need for support from entrepreneurs and are of paramount importance for the process of initiation, consolidation or expansion. .
Keywords: Empreendedorismo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6905
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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