Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6911
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A sustentabilidade e a responsabilidade social : a importância das pequenas e médias empresas do Vale do Paraíba (2012-2022)
Authors: Lima, Natália Dias, 2001-
Abstract: Resumo: A sociedade busca discutir sobre questões ambientais por se tratar de um momento essencial para que as organizações utilizem de ferramentas para demonstrar sua responsabilidade social. A responsabilidade social e a sustentabilidade surgem no contexto para indicar que as empresas têm um papel importante neste universo, a fim de demonstrar suas relações e como operam de forma eficaz no que diz respeito às necessidades econômicas, sociais e ambientais, sem comprometer as gerações futuras, sendo um diferencial estratégico e aumentando sua lucratividade de forma sustentável. Este estudo tem por objetivo identificar e estudar as formas atuais que as pequenas e médias empresas utilizam para minimizar impactos ambientais e sociais contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade social, permitindo que esses negócios compreendam seus desafios e as oportunidades, possibilitando a implementação de ações efetivas para um desenvolvimento mais sustentável e responsável. O estudo foi conduzido a partir do levantamento bibliográfico sobre a importância da responsabilidade social e sustentabilidade, analisando seus impactos na sociedade, estratégias para serem adotadas pelas empresas visando às práticas sustentáveis e a economia num todo. Com características qualitativas e quantitativas, este estudo apontou que as empresas do Vale do Paraíba durante o período de 2012 a 2022 empresas utilizam ferramentas e indicadores como: investimento em campanhas educativas e busca por fornecedores ecologicamente responsáveis que contribuem para a responsabilidade social, bem como para a sociedade em que está inserida.
Society is looking to discuss environmental issues because this is an essential time for organizations to use tools to demonstrate their social responsibility. Social responsibility and sustainability have emerged in this context to indicate that companies have an important role to play in this universe, in order to demonstrate their relationships and how they operate effectively with regard to economic, social and environmental needs, without compromising future generations, being a strategic differentiator and increasing their profitability in a sustainable way. This study aims to identify and study the current ways that small and medium-sized companies use to minimize environmental and social impacts, contributing to sustainability and social responsibility, allowing these businesses to understand their challenges and opportunities, enabling the implementation of effective actions for a more sustainable and responsible development. The study was based on a bibliographical survey of the importance of social responsibility and sustainability, analyzing their impacts on society, strategies to be adopted by companies with a view to sustainable practices and the economy as a whole. With qualitative and quantitative characteristics, this study showed that companies in the Paraíba Valley between 2012 and 2022 use tools and indicators such as investment in educational campaigns and the search for ecologically responsible suppliers that contribute to social responsibility, as well as to the society in which they operate.
Keywords: Pequenas e médias empresas
Economia
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6911
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
NATALIA DIAS LIMA.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.