Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6915
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Relações comerciais e a Guerra Russo-Ucraniana : consequências e impactos de conflitos internacionais para empresas brasileiras
Authors: Costa, Giovana Maria de Morais, 2000-
Serapião, Guilherme Neves, 2002-
Abstract: Resumo: A Guerra Russo-Ucraniana, que teve seu início dia 24/02/2022, com a invasão russa ao território ucraniano por meio de ataques terrestres e aéreos, trouxe impactos em todos os setores do mundo. Ao longo de sua duração, a guerra registrou momentos históricos para o mercado internacional e a geopolítica mundial, trazendo mudanças em relação às alianças políticas e econômicas das nações. As relações comerciais entre alguns países se estremeceram e novas alianças foram formadas. Fato é que, as empresas sentiram os impactos desse conflito em suas atividades. O objetivo deste trabalho é explicitar as consequências da Guerra Russo-Ucraniana para as empresas, trazendo assim a mensuração do impacto de um conflito internacional do oriente em toda a atividade de uma organização, mais precisamente, nas atividades de empresas brasileiras em diversos âmbitos, em especial, econômico e empresarial. O método utilizado para a elaboração desse trabalho é a revisão da literatura existente sobre o tema. Estudos apontam que pelo menos 42% das empresas brasileiras notaram impactos negativos relacionados ao conflito, como alta do preço dos insumos e matérias-primas e produtos usados para a fabricação de outras mercadorias. Os impactos puderam ser notados por empresas de diversos setores, como indústrias de biocombustíveis, metalurgia, montadoras de veículos, fábricas de limpeza e perfumaria etc. Por outro lado, algumas empresas notaram impactos positivos, como o caso do setor agrícola, pois, o Brasil, ao lado da Ucrânia e da Rússia, é um dos grandes exportadores de trigo do mundo e registrou alta de mais de 27% em comparação com a temporada passada. Portanto, pode-se concluir que, empresas e consumidores brasileiros sentiram os impactos e consequências, tendo que se adequar aos novos padrões estabelecidos pelo mercado após a Guerra Russo-Ucraniana.
Keywords: Conflitos internacionais
Conflitos
Alimentação em empresas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6915
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
GIOVANA MARIA DE MORAIS COSTA GUILHERME NEVES SERAPIAO.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.