Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6973
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A comercialização e fetichização de estigmas nas redes sociais : uma análise crítica da superexposição de diagnósticos psicopatológicos
Authors: Paiva, Luiza de Oliveira, 2002-
Abstract: Resumo: A pesquisa analisou teoricamente, em forma de pesquisa bibliográfica - i.e., baseando-se em materiais já desenvolvidos - a difusão dos transtornos psicológicos nas redes sociais (como TikTok, Twitter e Instagram), a fim de compreender a visão construída por influencers e por "pessoas comuns", usuários de mídias sociais, acerca das psicopatologias sob uma ótica feminista marxista, verificando a glamourização comercial dos transtornos mentais em mídias sociais. Inicialmente, faz-se uma contextualização da emergente glamourização comercial dos estilos de vida como um todo dentro do realismo capitalista, de Fisher, e da superexposição de Deslandes e Coutinho para, posteriormente, compreender a história da luta feminina e, sobretudo, da luta feminista marxista para que, então, seja feita uma elaboração congruente de ambas leituras sociais. Dessa forma, relaciona-se o contexto socioeconômico ao histórico para apresentar a glamourização das psicopatologias na atualidade, apresentando as consequências psicológicas negativas dessa comercialização de corpos, estilos de vida e subjetividades, abordando especialmente estes efeitos em corpos e mentes femininas. Os resultados evidenciaram visível desinformação de massa e ou banalização, ou exagero das informações disseminadas online, além de comentários violentos e fetichizados para com corpos de mulheres com psicopatologias - o que colabora com a dificuldade de ocupação de espaços e respeito para com mulheres com psicopatologias - a fim de não somente estigmatizar o "diferente", como mera monetização - ou seja, ganho comercial sobre exposição do que é, infelizmente, considerado "exótico".
Abstract: The research theoretically analyzed, in a bibliographical research form - i.e., based on materials already developed - the diffusion of psychological disorders in social media (as TikTok, Twitter and Instagram), in order to comprehend the view built by influencers and "ordinary people", social media users, of psychopathologies, all from a marxist feminist perspective, verifying the commercial glamorization of psychological disorders in social media. Initially, a contextualization is made of the emerging commercial glamorization of lifestyles as a whole, using Fisher's concept of capitalist realism and Deslandes' and Coutinho's concept of overexposure to, posteriorly, comprehend the history of the female fight and, above all, the marxist feminist challenges, so that a congruent elaboration of both social readings can be made. This way, the socioeconomic and the historical contexts are related to present the glamorization of the psychopathologies presently, showing the negative psychological consequences provoked by these body, lifestyle and subjectivities commercialization, addressing especially these effects on female bodies and minds. The results evinced a visible mass disinformation and either a trivialization, or an exaggeration of informations spread online, as well as violent and fetishized comments towards the bodies of women with psychopathologies - wich collaborates with the struggle that women with psychopathologies have in occupying spaces and being respected - in order to not only stigmatize whats is "different" (PwD), as mere monetization - in other words, commercial gain over exposure of what is, unfortunately, considered "exotic".
Keywords: Psicopatologia
Feminismo
Psicologia social
Redes Sociais Online
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6973
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG_Luiza Paiva_Psicologia_2023(2).pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.