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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepções docentes sobre a inclusão escolar de jovens e adultos em liberdade assistida
Authors: Santos, Roselena Maria dos
Abstract: Resumo: A pesquisa investigou o trabalho pedagógico de professores e orientadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a inclusão e aprendizagem de estudantes em Liberdade Assistida (LA) em uma cidade do Vale do Paraíba. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar como professores e orientadores da EJA compreendem a inclusão escolar de jovens e adultos em Liberdade Assistida. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico sobre a temática; oito entrevistas semiestruturadas com orientadores e professores experientes no atendimento à alunos em LA e análise do Projeto Político Pedagógico. A análise de conteúdo dos dados construídos foi orientada por Menga Ludke, Marli André e Maria Laura Franco. Os resultados apontaram para a necessidade de melhor compreensão sobre as medidas socioeducativas, maior caracterização dos estudantes em LA e suas reais necessidades por meio da instituição escolar, além da construção de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e permanência desses alunos nas escolas. Os professores e orientadores demonstraram desconhecer as especificidades dos estudantes em LA e o desejo em se apropriar de práticas que favoreçam a gestão dos aprendizados e a gestão da classe. Referiram-se a falta de materiais pedagógicos direcionados a esses alunos e a falta de orientação e materiais norteadores para a condução das práticas pedagógicas com o público em LA. Foi constada a necessidade de políticas públicas que mapeiem e atendam os jovens em situação de vulnerabilidade e que favoreçam a redução da evasão e o acesso à escolarização. Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa <Inclusão e Diversidade Sociocultural=, da Área de Concentração <Formação Docente para a Educação Básica= do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.
Abstract: The research investigated the pedagogical work of teachers and counselors in Youth and Adult Education (YAE) for the inclusion and learning of students under Probationary Freedom in a city in the Vale do Paraíba region. It is a qualitative research that aimed to analyze how YAE teachers and counselors understand the school inclusion of young adults under Probationary Freedom. To do so, a literature review on the topic was conducted, followed by eight semi-structured interviews with experienced counselors and teachers who work with students under Probationary Freedom, and an analysis of the Pedagogical Political Project. The content analysis of the data was guided by Menga Ludke, Marli André, and Maria Laura Franco. The results pointed to the need for a better understanding of socioeducational measures, a more detailed characterization of students under Probationary Freedom and their real needs through the school institution, as well as the development of pedagogical practices that promote the inclusion and retention of these students in schools. The teachers and counselors demonstrated a lack of knowledge about the specificities of students under Probationary Freedom and a desire to adopt practices that facilitate the management of learning and classroom management. They mentioned the lack of pedagogical materials aimed at these students, as well as the lack of guidance and guiding materials for conducting pedagogical practices with this population. The need for public policies that identify and support vulnerable young people, promoting a reduction in dropout rates and access to education, was identified. This work is part of the research line "Inclusion and Socio-Cultural Diversity" in the area of "Teacher Training for Basic Education" of the Professional Master's Program in Education at the University of Taubaté.
Keywords: Liberdade assistida
EJA - Educação de jovens e adultos
Trabalho docente
Medidas socioeducativas
Inclusão escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6978
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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