Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
Authors: Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
Abstract: Resumo: O assunto desta pesquisa está inserido na área de concentração Formação Docente para Educação Básica, vinculado à linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural, junto ao Projeto de Pesquisa Políticas Educacionais e Inclusão Escolar Sociocultural do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Trazendo como objetivo analisar as possibilidades de ampliar os multimeios de acesso à tabuada de multiplicação para estudantes surdos e ouvintes de uma escola municipal bilíngue, pautou-se nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Neste sentido, a partir dos dados obtidos do questionário online respondido pelo professor de matemática, foi elaborado como desenvolvimento e produto técnico apresentado como requisito desta instituição, um site com Objetos Educacionais Acessíveis (OEA), denominado ComplexMidiaLibras, que consiste num conjunto abrangente de mídias digitais e analógicas, acessíveis em LIBRAS, voltado para a aprendizagem da tabuada, sendo utilizado no ambiente escolar com a possibilidade de promover o processo ensino-aprendizagem e trabalhar a matemática de uma forma mais atrativa para os estudantes. Contou com 10 participantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola bilíngue em LIBRAS, sendo: 1 professor e 9 estudantes, entre surdos e ouvintes. A metodologia seguiu a Pesquisa de Desenvolvimento, abordagem de investigação focada no desenvolvimento de aplicações que possam ser realizadas e de fato integradas às práticas sociais comunitárias, surgindo da pesquisa em educação, particularmente sobre tecnologia educacional. Para o desenvolvimento e análise, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário online com perguntas abertas e fechadas e um teste de usabilidade com os estudantes no site ComplexMidiaLibras, durante 4 encontros do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados demonstraram o potencial do site ComplexMidiaLibras ao ser utilizado no ambiente escolar como recurso pedagógico, uma vez que apresenta múltiplas alternativas capazes de propiciar diferentes possibilidades de acessibilidade, além de promover o processo ensino-aprendizagem em ambiente virtual de uma forma mais atrativa, sugerindo um futuro promissor entre os estudantes surdos e ouvintes
Abstract: . The subject of this research is inserted in concentration Teacher Training for Basic Education, linked to the research line Sociocultural Inclusion and Diversity, together with the Research Project Educational Policies and Sociocultural School Inclusion of the Graduate Program of the Professional Master's Degree in Education at the University from Taubate. With the objective of analyzing the possibilities of expanding the multimedia access to the multiplication table for deaf and hearing students at a bilingual municipal school, it was based on the principles of Universal Design for Learning (DUA). In this sense, based on the data obtained from the online questionnaire answered by the mathematics teacher, a website with Accessible Educational Objects (OEA), called ComplexMidiaLibras, was prepared as a development and technical product presented, as a requirement of this institution, which consists of a comprehensive set of digital and analogue media, accessible in LIBRAS, aimed at learning the multiplication table, being used in the school environment with the possibility of promoting the teaching-learning process and working with mathematics in a more attractive way for students. It had 10 participants from the Elementary School of the Final Years of a bilingual school in LIBRAS, being: 1 teacher and 9 students, including deaf and hearing students. The methodology followed Developmental Research, an investigation approach focused on developing applications that can be realized and integrated into community social practices, arising from research in education, particularly on educational technology. For the development and analysis, the online questionnaire with open and closed questions and a usability test with students on the ComplexMidiaLibras website were used as data collection instruments, during 4 meetings of the Specialized Educational Service (AEE). The results demonstrated the potential of the ComplexMidiaLibras website when used in the school environment as a pedagogical resource, since it presents multiple alternatives capable of providing different accessibility possibilities, in addition to promoting the teaching-learning process in a virtual environment in a more attractive way, suggesting a promising future among deaf and hearing students.
Keywords: Libras - Língua Brasileira de Sinais
Matemática - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Tabuada
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Shirlei Cristina Dias Barbosa.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.